2.3.10

NISA: Filme sobre o artesanato nisense estreia na RTP2

Chama-se “ENXOVAL”, o filme documentário sobre o artesanato nisense que vai ter estreia no próximo dia 6 de Março, pelas 21h00, na RTP2.
Estão ainda agendadas outras exibições: 20 e 21 de Março, 10 e 11 de Abril, 8 e 9 de Maio, no Auditório do Museu Colecção Berardo, onde Joana Vasconcelos tem (até 18 de Maio) uma exposição retrospectiva ("Sem Rede").
SINOPSE
A vila alentejana de Nisa convida a artista plástica Joana Vasconcelos a criar uma escultura em colaboração com os artesãos da região.
Como evoluíram as expectativas de Joana Vasconcelos e dos artesãos em relação à peça? Como interagiram ao longo deste processo?
O filme acompanha várias fases do processo de construção da obra, retrata o quotidiano de cinco ateliers onde ainda se borda em regime profissional e reflecte sobre a sui generis tradição do enxoval de Nisa.
Na primeira metade do século XX, a aprendizagem feminina dos bordados fazia-se nas mestras, a partir dos seis anos de idade. Ao longo da infância e adolescência, as raparigas trabalhavam afincadamente na concepção de exuberantes peças do seu enxoval, que era orgulhosamente mostrado e vendido na véspera do casamento. Com o dinheiro da venda destas obras bordadas, a noiva comprava – com os próprios meios – a habitação do casal.
Actualmente, as raparigas já não querem aprender a bordar e as laboriosas técnicas de Nisa arriscam-se a desaparecer. Que impacto terá a “Valquíria Enxoval” na vivência e significado sócio-cultural dos bordados, para o futuro desta vila alentejana?
Ficha Técnica:
Autoria: Kitty Oliveira, Pedro Macedo, Isabel Freire
Realização: Pedro Macedo
Direcção de Produção: Kitty Oliveira
Entrevistas e Guião: Isabel Freire
Imagem: Pedro Macedo
Música: Norberto Lobo
Captação de Som: Olivier Blanc / Filipe Tavares
Mistura de Som: Filipe Tavares
Edição de imagem: Micael Espinha
Motion Design: Pedro Rodrigues
Pós-Produção Vídeo: Rough Cut
Produtora: Framed Films