10.3.10

NISA: Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural (9)

Continuação da divulgação do original
“Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural do Concelho de Nisa” – 9/17

José Dinis Murta, in Nisa Viva – Revista de Cultura e Desenvolvimento Local, n.º 17, Dezembro 2009, págs. 3/14.

Foral Manuelino da Vila de Nisa (fólio 1)
- outorgado por D. Manuel I em 15 de Novembro de 1512
(Fotografia não incluída no texto original de “Retratos …”)

Património de bens móveis
Património arquivístico – documental
Sabe onde está instalado o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Nisa?
O arquivo, em termos físicos, é um espaço onde devem estar devidamente inventariados, organizados, catalogados e preservados em condições de segurança, temperatura e humidade e com fácil acesso e consulta documentos que nos possibilitam conhecer o passado, a nossa história, não só colectiva, mas até, em certa medida, pessoal.
No tocante aos documentos, há anos, desde os anos oitenta do século passado, que estão em organização, inventariação e catalogação. Muito já está feito, mas ainda não acabou. Em finais de 2003 a Câmara Municipal de Nisa aprovou um projecto de instalação do Arquivo Histórico no edifício dos Paços do Concelho (antigo hospital, no espaço do armazém) e aprovou também a candidatura deste projecto e a adesão do município ao PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais), porém decorridos 6 anos nada se concretizou e continua a haver dois espaços com documentação – um na Biblioteca Municipal (onde foi instalado ilegalmente à revelia do executivo camarário, mas onde é possível, ainda que em precárias condições, fazer consultas) e outro, com o grosso dos documentos do séc. XX, que permanece inacessível, no edifício da Cadeia Velha.
Como está a sua conservação?
No Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Gavião há documentos referentes aos extintos concelhos de Amieira e de Vila Flor (Vila Flor foi integrado no de Amieira e este, posteriormente, no do Gavião antes de ser no de Nisa) e no Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Crato há documentação referente aos abolidos concelhos de Alpalhão e de Tolosa (estiveram anexados ao do Crato antes de passarem para Nisa). Já se tentou trazer esta documentação para Nisa?
Em Nisa guardam-se documentos da Câmara Municipal do extinto concelho de Gáfete (hoje, freguesia, faz parte do Crato) que poderiam servir de moeda de troca.
E os arquivos históricos das Juntas de Freguesia como se encontram? Sabemos que há documentos a criarem mofo. Felizmente, alguns, com o nosso contributo, já estão em lugar seguro.
Nalguns municípios já se digitalizam e disponibilizam documentos na Internet, mas por cá ainda estamos na inventariação!
Fora da esfera estatal registamos os arquivos das paróquias de Nisa e de Alpalhão e Tolosa e os arquivos das Misericórdias de Alpalhão, Amieira, Arez, Nisa e Montalvão. O arquivo da extinta Misericórdia de Tolosa perdeu-se e desta instituição resta apenas a bandeira.
arquivos privados cujos proprietários facultariam o seu acesso para estudo?
Conhece, já viu o foral manuelino de Nisa?
(continua em 10/17) - José Dinis Murta