5.3.10

NISA:Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural (8)

Continuação da divulgação do original
“Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural do Concelho de Nisa” – 8/17
José Dinis Murta, in Nisa Viva – Revista de Cultura e Desenvolvimento Local, n.º 17, Dezembro 2009, págs. 3/14.
No tocante ao património militar, como têm sido divulgadas as fortalezas de Amieira, Nisa, Montalvão e Alpalhão e outros vestígios de estruturas militares às Portas de Ródão?
Qual é o destino do antigo e desactivado lavadouro municipal de Nisa? O sistema de cobertura (madeiramento em asnas) deverá ser preservado? (Figura 5)
Figura 5 - Estrutura em madeira (asnas)
cobertura do lavadouro municipal – Nisa
Faltam roteiros urbanos que, passo a passo, ao caminharmos na rua, chamem a atenção/informem acerca do património, que tantas e tantas vezes passa despercebido.
Está, pois, o inventário do património arquitectónico muito incompleto.
Vias e caminhos – património viário – geralmente são esquecidos e por cada ano que passa perdem-se no meio do silvedo e de prédios rústicos de proprietários gananciosos. É um levantamento a fazer a par dos diferentes tipos de muros que os limitam e das inúmeras fontes, que os bordejam (Figura 6).
Figura 6 - Fonte da Bica (Dezembro de 2009)
Margem direita do ribeiro de Santo André ou da Bruceira.
Foi recentemente liberta do silvedo que a escondia
Classificação dos bens imóveis. De acordo com a já mencionada Lei 107/2001 “os bens móveis e imóveis podem ser classificados como de interesse nacional, de interesse público ou de interesse municipal.” (artigo 15, n.º 2). Ver, a propósito, na revista Nisa Viva, n.º 6, de Setembro-Dezembro de 2004, págs. 4/6, os imóveis classificados do concelho (a classificação de bens já era legislada antes de 2001, todavia com outra nomenclatura). Dever-se-á acrescentar: Castelo de Montalvão, Ponte de N.ª Sr.ª da Graça, Sítio de N.ª Sr.ª da Graça/Nisa-a-Velha, Sítio do Conhal que estão em vias de classificação. Os imóveis classificados estão contemplados numa colecção de postais editada em 1992.
No dia 23 de Outubro do corrente ano foi publicado o Decreto-Lei n.º 309/2009 que, entre outras normas, define o procedimento de classificação de bens culturais imóveis.
(continua em 9/17) - José Dinis Murta