12.3.10

NISA: Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural (10)

Continuação da divulgação do original
“Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural do Concelho de Nisa” – 10/17
José Dinis Murta, in Nisa Viva – Revista de Cultura e Desenvolvimento Local, n.º 17, Dezembro 2009, págs. 3/14.

Património artístico
Na pintura, Augusto Lopes Pinheiro (22/08/1905-18/10/1994) é figura maior da pintura naif. A sua vasta obra está dispersa por diversos espaços da Biblioteca Municipal Dr. Motta e Moura e da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, Casa que tem em projecto (já esteve aprovado) uma galeria para este conceituado pintor. Algumas pinturas estão acessíveis no site desta instituição: http://www.scmnisa.pt/ - galeria – pintura naif de Augusto Pinheiro (Figura 7).

Figura 7 - Pintura de Augusto Pinheiro - 1988.
Está patente ao público na Biblioteca Municipal Dr. Motta e Moura de Nisa

Mas o concelho tem mais pintores. Já se pensou numa galeria, num espaço, onde estivessem representados? E quais são estes pintores? Qual é a biografia de cada um?
Há outras personalidades, além dos pintores, que deveriam ser conhecidas e biografadas. Motta e Moura e mais tarde José Francisco Figueiredo referem-se a algumas figuras ilustres de Nisa. De Amieira, Alpalhão e Montalvão também há obras que versam o tema. Todas se reportam a um passado já longínquo.
Património áudio-visual
Não há inventário do património áudio-visual concelhio, porém existem cassetes vídeo, CD.s, e DVD.s na Biblioteca Municipal de Nisa com interesse cultural relevante para o município. De um futuro inventário deverá constar o material que existe nalgumas associações concelhias.
Património bibliográfico
Na Biblioteca Municipal, na secção denominada fundo local encontram-se algumas obras, livros de referência sobre o concelho, e entre estes de autores do próprio concelho. Alguns estão disponibilizados na Internet em http://www.cm-nisa.pt/site_biblioteca/index.html
A biblioteca que pertenceu ao Dr. Adom Pimentel está em fase de catalogação, porém esta tarefa já está concluída no que diz respeito às obras da autoria do Prof. Cruz Malpique (Manuel da Cruz Malpique, Nisa, 28 de Setembro de 1902Porto, 6 de Setembro de 1992).
Património fonográfico
Também não há inventário do património fonográfico concelhio, porém existem cassetes áudio, CD.s, DVD.s na Biblioteca Municipal de Nisa com interesse cultural relevante para o município. De um futuro inventário deverá constar o material que existe nalgumas associações concelhias.
(continua em 11/17) - José Dinis Murta