8.3.10

NISA: NO RASTO DA MEMÓRIA

Em 1 de Março de 1970 (há 40 anos) o Cine Teatro de Nisa sob a batuta do empresário António Mendes, na realidade, do seu filho José Vilela Mendes, apresentava o filme "7 Contra o Mundo", espectáculo com a classificação etária para "Maiores de 12 anos".
José Vilela Mendes iniciara, três anos antes (1967) a actividade de empresário no Cine Teatro sob o nome do seu pai, por ser funcionário público.
Durante a sua actividade como gerente do Cine Teatro de Nisa, muitos foram os filmes e espectáculos de teatro, revista e musicais que passaram pela velhinha sala do "Nisense", alguns ainda hoje recordados com saudade e nostalgia por muitos cinéfilos.
Recordam-se filmes como "Ben Hur", "A Queda do Império Romano" e outras produções em Cinemascope (70 mm), ocupando todo o écram e que deleitavam os amantes nisenses da "7ª Arte".
Com a concorrência do vídeo, as salas de cinema têm perdido espectadores e actualmente em Nisa, a sala de espectáculos está fechada para obras.
Obras que se prometiam durar o mês de Janeiro, prolongaram-se pelo mês de Fevereiro e em pleno mês de Março ainda não há notícias sobre a reabertura do nosso Cine Teatro.
Até quando permanecerá o "Cinema" fechado?