12.3.10

DESPORTO: INICIADOS DO NISA FUTSAL CLUBE

Vice-campeões distritais da AFCB
A equipa de iniciados do Nisa Futsal Clube, a competir esta época pela primeira vez, atingiu a final da categoria no campeonato distrital de futsal da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Depois de ter terminado a fase inicial do campeonato em 2º lugar, os Iniciados do Nisa Futsal disputaram a final com a ADR do Retaxo, em sistema de play-off sendo apurado o campeão após duas vitórias.
O Nisa Futsal não podia ter começado da melhor forma o play off pois no primeiro jogo, disputado no sábado, em Nisa, venceu a ADR Retaxo por 6 -3.
No segundo jogo da final, o Retaxo levou a melhor sobre o Nisa Futsal, vencendo por 6 – 2 pelo que houve necessidade de recorrer a uma finalíssima. Neste jogo, o Retaxo acabaria por vencer (6 – 4) sagrando-se campeão distrital.
A equipa de Iniciados do Nisa Futsal Clube foi inscrita na AFCB depois de obtida a autorização da AFPortalegre, dado não haver provas a nível do distrito nas chamadas camadas jovens, o que obriga as equipas que têm escalões de formação, a procurar outras associações para poderem dar algumas horas de competição aos seus atletas.
É o caso no nosso distrito da Escola de Futsal do SL Benfica em Sousel, que compete em vários escalões nos distritais de Évora e dos Iniciados do Nisa Futsal Clube no distrital de Castelo Branco.
Daqui se apela à Associação de Futebol de Portalegre para que comece, desde já, a sensibilizar os clubes filiados para esta realidade, visando, a curto prazo, as competições de futsal nos escalões de formação.
Num distrito despovoado como o nosso e com cada vez menos crianças e jovens, o futsal surge como uma boa alternativa para as associações que pretendam dinamizar o desporto sem que para tal seja necessário muitos elementos para formar uma equipa.
Mário Mendes in "O Distrito de Portalegre"