22.3.10

NISA:Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural (11)

Continuação da divulgação do original
“Retratos Pequenos e Breves do Património Cultural e Natural do Concelho de Nisa” – 11/17
José Dinis Murta, in Nisa Viva – Revista de Cultura e Desenvolvimento Local, n.º 17, Dezembro 2009, págs. 3/14.
Património fotográfico
Perdeu-se o riquíssimo espólio fotográfico de Antero Gomes (Ti Antero Coxo, como era vulgarmente conhecido. Natural de Montalvão, onde nascera em 14 de Dezembro1906, faleceu em Nisa, onde vivera e exercera a sua profissão, em 1 de Abril de 1981). Fotógrafo profissional teve casa estabelecida no Rossio de Nisa, actual n.º 41. Por ali passaram quase todas as famílias do concelho, nomeadamente para o retrato para o Bilhete de Identidade, que se tirava um pouco mais acima.
Ver fotografia autenticada da autoria de Antero Gomes, meados dos anos 50 do século passado, e pormenor desta onde consta a assinatura (Figuras 8 e 9).
Figura 8 - Fotografia de Antero Gomes (Antero Coxo)
meados dos anos 50 do séc. XX
No Museu do Bordado e do Barro (núcleo central) encontra-se cópia ampliada desta foto, porém nela, infeliz e incompreensivelmente, não consta a identificação do autor. Porquê?
Figura 9 - Assinatura de Antero Gomes na fotografia da figura 8
A Santa Casa da Misericórdia de Nisa possuidora do acervo fotográfico do Prof. Barreto procede à digitalização das fotografias deste arquivo e já disponibiliza algumas na Internet. Ver: http://www.scmnisa.pt/ - galeria – fotos do Prof. Barreto (Manuel Joaquim Temudo Barreto nasceu em 23 de Novembro de 1911. Professor do Ensino Primário e Director Escolar do Distrito de Portalegre foi um exímio fotógrafo amador e legou um vasto espólio à Santa Casa da Misericórdia de Nisa onde foi provedor de 13 de Fevereiro de 1986 a 31 de Dezembro de 1994. Faleceu a 8 de Junho de 1998) (Figura 4, já apresentada anteriormente, mas que aqui se repete, para comodidade do leitor).
Figura 4 - Capela de S. Pedro (Nisa) - Fotografia de Temudo Barreto
A capela, derruída em meados do séc. XX, erguia-se no espaço
hoje ocupado pelo Centro Infantil de Nossa Senhora da Graça
da Santa Casa da Misericórdia de Nisa

Mas no concelho viveram e trabalharam outros fotógrafos. Sabemos que se têm feito algumas recolhas de fotografias, nomeadamente para digitalização, mas urge fazer mais por parte do município, pois possui tecnologia adequada para reprodução no caso de lhe não serem doados os originais.
Na Biblioteca Municipal Dr. Motta e Moura, no fundo local há também em arquivo fotografias (algumas da autoria do Prof. Barreto). Estão acessíveis na Internet: http://www.cm-nisa.pt/site_biblioteca/index.html
(continua em 12/17) - José Dinis Murta