15.11.23

SINES: Festival Batuta

Sines recebe a 22, 23 e 24 de novembro a terceira edição do Festival Batuta, dedicado à música clássica e às suas ramificações por outros géneros da música, como o jazz e a música para cinema.
Organizado pela Câmara Municipal de Sines e produzido pela ApreciArte, o festival é o ponto alto das comemorações dos 661 anos do Município de Sines.
22 de novembro (quarta)
SIMANTRA E A DESCOBERTA DOS RITMOS | ATIVIDADES ESCOLARES
15h00
O grupo de percussão Simantra ministra um workshop de instrumentos de percussão com material reciclado. Uma visão “verde” aliada à música.
MÁRIO LAGINHA | SOLO
Auditório do Centro de Artes de Sines | 21h34
A “casa” do pianista e compositor Mário Laginha é o jazz, mas recusa encerrar-se lá dentro. Na sua música podemos encontrar um pouco de quase tudo, porque não fecha as portas a quase nada. Mário Laginha procura em vários lugares o material para construir o seu próprio universo musical. Muito mais do que misturas, há assimilação. O que se pode ouvir, no final, é... música. 
23 de novembro (quinta)
SIMANTRA E A DESCOBERTA DOS RITMOS | ATIVIDADES ESCOLARES
9h30
Continuação do trabalho com os mais novos em torno da percussão. No final da manhã, farão uma demonstração com o que foi produzido.
CONCERTO: SIMANTRA
Auditório do Centro de Artes de Sines | 19h07
O Simantra Grupo de Percussão nasceu da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado à execução de música escrita para percussão nos séculos XX e XXI. Funcionando como um laboratório artístico, tem também como objetivo a interação das diferentes expressões artísticas com a música contemporânea. Neste concerto, sobem ao palco do CAS para tocar compositores e arranjadores do século XXI.
BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA
Pavilhão Multiusos de Sines | 21h36 
A Banda Sinfónica Portuguesa nasceu no Porto, em 2005. Uma das formações mais prestigiadas do género, venceu o 1.º prémio no II Concurso Internacional de Bandas de La Sénia (Espanha) e igualmente o 1.º prémio na categoria superior (Concert Division) do 60.º aniversário do World Music Contest, na Holanda, com a mais alta classificação alguma vez atribuída em todas as edições deste concurso que é considerado o “campeonato do mundo de bandas”. A direção artística está a cargo do maestro Francisco Ferreira. 
24 de novembro (sexta)
CAIXA DE PANDORA
Auditório do Centro de Artes de Sines | 19h03
Desde o lançamento do primeiro álbum, "Teias de Seda", em 2014, até ao último registo, "Apocalipse de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós", em 2020, este trio, composto por Cindy Gonçalves (violino), Sandra Martins (violoncelo) e Rui Filipe (piano), apresentou-se em inúmeros palcos do mundo. Até ao final de 2023, celebram os quatro álbuns gravados e 10 anos de existência. "Fantasia e emocionalidade" caracterizam o seu estilo.
ALGARVE CAMERATA CONVIDA FF & SOFIA ESCOBAR
Pavilhão Multiusos de Sines | 21h38
A Algarve Camerata (orquestra de cordas), sob a direção do maestro João Rocha, convida duas das mais versáteis vozes portuguesas da atualidade. Ele, FF, dono de uma carreira sólida e inteligente, tem-se revelado capaz de integrar os mais variados projetos. Ela, Sofia Escobar, soprano ímpar, volta a visitar Sines. Será um concerto dedicado a bandas-sonoras marcantes, de "Gladiador" a "Moulin Rouge", passando pel'"A Lista de Schindler", entre outras. 
INFORMAÇÃO SOBRE ENTRADAS
Os concertos do festival Batuta têm todos entrada gratuita, mediante levantamento de bilhetes na receção do Centro de Artes de Sines e, no caso dos concertos no Pavilhão Multiusos, também no balcão de atendimento municipal em Porto Covo. Bilhetes a disponibilizar em breve.
Classificação etária dos espetáculos: M/6 (*) 
(*) As crianças com idade igual ou inferior a 3 anos não podem entrar no recinto. As crianças menores de 6 anos mas maiores de 3 anos podem entrar, mas apenas se estiveram acompanhadas dos pais ou de um adulto, devidamente identificado, que se responsabilize pela entrada. Por orientação das autoridades de segurança pública, essa responsabilização tem de assumir a forma escrita, sendo obrigatório o preenchimento de uma declaração, disponível nas bilheteiras, entradas ou aqui: Modelo de termo de responsabilidade.