A obra "Clausura" de Pedro Calapez da coleção António Cachola vai ser apresentada, dia 5 de agosto, pelas 11:30 horas, no Museu Berardo Estremoz, onde ficará exposta até dia 29 de outubro de 2023.
"Clausura (2021) é um especial dispositivo, uma máquina radical, de visão. A peça é uma estrutura quadrangular de estantaria de armazém comercial sem qualquer vocação esteticizante. Virada para um espaço interior, sustém um conjunto de quatro telas e dois espelhos. Nenhuma das diferentes imagens assim enclausuradas se consegue ver frontalmente, todas resistem ao olhar que lhes deitamos e todas são campos de enorme instabilidade. Essa instabilidade nasce de vários factores: cada um dos quatro pontos de observação (colocados nas quatro arestas da estrutura) nos oferece uma visão diferente do conjunto, mas os espelhos desencontrados que preenchem metade dos dois lados maiores da estrutura acrescentam, com as suas qualidades de reflexão, inúmeras possibilidades àquela variabilidade original."
Pedro Calapez começou a participar em exposições nos anos 70, tendo realizado a sua primeira individual em 1982. O seu trabalho tem sido mostrado em diversas galerias de arte e museus tanto em Portugal como no estrangeiro.
Não perca e visite!