24.7.23

CAMPINHO (Reguengos de Monsaraz: No "Andanças" o palco é de toda a gente!

 
DAS CHAMARRITAS AO BOLLYWOOD, MAIS DE 20 DANÇAS PARA APRENDER
Há festivais aonde apenas se vai. E depois há o Andanças, onde todos vêm participar nas diversas atividades, dos bailes aos concertos, das oficinas às visitas e passeios, fazendo parte do próprio festival. Com uma lotação de 1500 pessoas, o Andanças vai regressar à aldeia de Campinho, nas margens de Alqueva, entre os próximos dias 27 e 30 de julho. Para os quatro dias de festival estão agendadas mais de 120 atividades em 7 espaços diferentes de programação.
Só oficinas de dança serão mais de 20, a começar pelas danças tradicionais de Cabo Verde, com Watty Barbosa, e da Galiza, com Sergio Cobos. As oficinas de dança decorrem “pela fresca”, às 10h30, e depois ao final da tarde, pelas 18h00. O maior desafio estará na escolha dos passos a aprender: das valsas mandadas às danças orientais, do fado dançado à salsa e ao forró, das chamarritas (dança tradicional dos Açores) ao Bollywood ou às danças ciganas Romani, plenas de ritmo, força e poesia. 
Aprendidas as danças, começam os bailes, ao ritmo de cinco por noite. A abertura dos palcos Feira, Adiafa e Seara será pelas 22h00 e pelo Campinho irão passar grupos e artistas de cinco países (Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil), a começar pelo galego Sérgio Cobos. Portugal estará representado com Os Burricos, Zé Oliveira, Grupo Velha Guarda da Madeira, Burel, Dahu, Não És Tu Sou Eu, Stompin At Six e Aire. Ainda da Galiza chegam Obal, vêm também os espanhóis Zaroj, um trio que propõe uma viagem de “muitos ritmos, danças, dinâmicas de grupo e cores diferentes”, com sons da Turquia à Bretanha, passando pela Grécia ou Macedónia.
Também presentes na edição deste ano do Andanças estarão os brasileiros Espaço Baião a trazer o baile de forró, além dos franceses Edentia e Duo des Cîmes. De Itália chegarão os Rudemá, um trio folk com música tradicionais do Veneto.
Quanto a concertos, a programação é igualmente variada. Pelo palco Lavadouro e pelo palco Campinho passam Malino, Malotira, Fado Badiu ou Ramblers Parade, entre muitos outros. As propostas de programação local incluem a atuação dos Encanta Modas, do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do Brisas do Alentejo. Sábado, pelas 20h00, iniciam-se concertos pelas ruas e tabernas da aldeia, com 5 Castas & Al Canti. As noites irão começar ao som dos DJs Set no Palco Campinho, com Estúdio 8, Dj Deão e Quim Ezequiel, tito, Nós Tradiçom, que trazem música latina, africana, caribenha, “mash-ups” de música electrónica com música popular da península ibérica ou “uma viagem musical por vários lugares do Planeta Terra”, como diz a dupla Estereocleidomastóideo DJ Set.
Pelas manhãs e finais de tarde, o Andanças volta a apostar, em 2023, nas oficinas de relaxamento, com propostas onde incluem, por exemplo, yoga dance, meditação coletiva, danças circulares sagradas ou massagem ayurvédica.