26.3.21

D. Maria II assinala Dia Mundial do Teatro com programação online e gratuita

No próximo sábado, dia 27 de março, o Teatro Nacional D. Maria II assinala o Dia Mundial do Teatro com uma programação inteiramente online e gratuita.
A partir das 10h será possível assistir, no Facebook do Teatro, a Os Lusíadas como nunca os ouviu. Ao longo de cerca de 8 horas, Os Lusíadas serão ditos na íntegra, verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto. Ao leme desta aventura, estará António Fonseca, ator que desde 2008 tem trabalhado sobre a epopeia de Camões. Um marco do património cultural português, Os Lusíadas são também uma súmula do saber que resistiu ao tempo e que continua a resistir: os factos contidos na obra são históricos ou poético/históricos, mas as suas profundas motivações são de todos os tempos.
Depois de uma verdadeira Maratona de Os Lusíadas, será possível assistir a By Heart, espetáculo de Tiago Rodrigues estreado em 2013 em Lisboa e que, desde então, tem percorrido vários países do mundo, com apresentações em dezenas de cidades. No próximo sábado, às 21h, o espetáculo será transmitido em direto no Facebook do D. Maria II.
Em By Heart, Tiago Rodrigues ensina um poema a 10 pessoas. Essas 10 pessoas nunca viram o espetáculo e não sabem que poema vão aprender de cor à frente do público. Enquanto os ensina, Tiago Rodrigues vai desfiando histórias sobre a sua avó quase-cega misturadas com histórias sobre escritores e personagens de livros que, de algum modo, estão ligados à sua avó e a ele próprio. By Heart é um espetáculo sobre a importância da transmissão, do invisível contrabando de palavras e ideias que apenas guardar um texto na memória pode oferecer. Em última análise, é uma recruta para a resistência que só termina quando os 10 guerrilheiros souberem o poema de cor.
O acesso a toda a programação do Dia Mundial do Teatro é totalmente gratuito. Mais informações em www.tndm.pt.
Este fim de semana, será ainda possível assistir a vários espetáculos na Sala Online do D. Maria II, com um custo de 3€. Esta sexta-feira, dia 26 de março, TEATRO, de Pascal Rambert, chega à Sala Online, onde ficará disponível para visualização até 9 de abril. Em cena estão também Antígona, de Sófocles, numa encenação de Mónica Garnel (até 26 de março) e Jaguar um espetáculo de dança com criação e interpretação de Marlene Monteiro Freitas e a colaboração de Andreas Merk (até 2 de abril).
Para os mais pequenos, a Salinha Online do D. Maria II continua aberta, com acesso totalmente gratuito. Neste espaço, é possível encontrar 20 histórias pensadas para a infância e realizadas por atores a partir das suas casas, assim como dois espetáculos encenados por Catarina Requeijo e dirigidos a maiores de 3 anos: Onde é a guerra? e Juro que é mentira. A Salinha Online é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal.