25.3.19

Evocação de João Semedo Correia nos 95 anos do seu nascimento




João Semedo Correia nasceu a 25 de Março de 1924 em Velada, concelho de Nisa e faleceu naquela aldeia da freguesia de S. Matias em 23 de Maio de 2003.
Desde a instrução primária manifesta aptidão para o desenho e após conseguir vencer a oposição da família, inscreve-se na Sociedade Nacional de Belas Artes, frequentando então as aulas de desenho e pintura com os professores Mário Reis e Machado da Luz.
Após alguns anos em Lisboa, expõe pela primeira vez na Sociedade Nacional de Belas Artes onde ganha uma menção honrosa.
Expôs as suas obras em inúmeras exposições pelo país, de entre as quais destacamos:
* Exposição “Encontro Livre de Arte” - Espaço Belém – Lisboa 1975
* III Mostra de Pintura de Nisa – 1990
* V Exposição de Artistas Alentejanos – Nisa 1996
* VI Exposição de Artistas Alentejanos – Moita – 1997
* III Exposição Internacional de Artes Plásticas -Moita – 1997
* IV Exposição Internacional de Artes Plásticas – Vendas Novas – 1998
As suas obras encontram-se espalhadas em colecções particulares como o Museu de Ovar, entidades particulares no Brasil e Estados Unidos.
Em 2002 a Câmara de Nisa organizou uma Exposição durante o mês de Junho, na Biblioteca Municipal, subordinada ao título “O Olhar sobre a Obra de João Semedo Correia”, de cujos materiais de promoção (cartaz e folhetos) retirámos grande parte dos elementos biográficos que aqui divulgamos, no exacto dia em que completaria 95 anos de idade.
Recordamos os títulos dos trabalhos que foram expostos na referida iniciativa cultural:
Por detrás do cortinado – colecção particular; Pós-tempestade – c. particular; Doca do Seixal; Costa da Caparica (falésia); Muro em ruínas; Casas de Chelas – Lisboa – c. particular; Paisagem nos Olivais; Auto-retrato – c. particular; Debulha do milho – c. particular; Retrato de menina – c. particular; Paisagem de Chelas – Lisboa; Azenha (Velada) – c. particular; Auto-retrato – c. particular; Fragmento de aldeia; Desenhos em técnicas variadas.