12.3.19

Fábrica de Histórias® no Alto Alentejo (Ano II)


No âmbito da candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo "Rede de Promoção do Sucesso Escolar no Alto Alentejo" aprovada no âmbito do programa Alentejo 2020, realizaram-se, de outubro de 2018 a fevereiro de 2019, as oficinas da 2.ª edição da Fábrica de Histórias® (FdH), este ano subordinada ao tema "Percursos Pedestres".
O programa FdH, criado e desenvolvido pela CABEÇUDOS, tem como objetivo maior a promoção da leitura e das artes junto das crianças e jovens.
Nesta Fábrica de Histórias, alun@s do 3º e 4º anos associam-se e, em cooperação, dão vida a um livro. Os talentosos escritores e ilustradores deste segundo ano de atividade são alun@s de escolas dos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel.

A primeira edição da FdH no Alto Alentejo culminou com a apresentação do livro “VEM CÁ - Cartas-convite das crianças do Alto Alentejo”. Desenvolvido por trezentas crianças do 3.º e 4.º anos de oito municípios do Alto Alentejo, revelaram-se artistas da ilustração e talentos da escrita. Divertiram-se, criaram, ganharam asas, acreditaram, esforçaram-se, tentaram outra vez, pintaram-se de cores, recordaram, emocionaram-se... Foi lançado em junho de 2018, na presença de alguns dos seus autores, de representantes dos Municípios, dos Agrupamentos de Escolas, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, do Turismo do Alentejo e da CABEÇUDOS. Neste livro, @s alun@s de oito concelhos do distrito de Portalegre convidaram-nos a visitar a sua terra, através de cartas-convite e com um invulgar guia das tradições e do património, recheado de sentimentos partilhados e de confidências entre amigos do coração.
Neste segundo ano, andamos em diálogos com a natureza. Estamos a passar para o papel o que vemos, o que sentimos, o que imaginamos e descobrimos. E as impressões já são muitas... estamos a adorar estar cá fora e sentir cá dentro.