4.2.19

NISA: Os nossos poetas - António José Belo

O meu fato 
Já tenho fato p´rá festa
Tenho outro p´rá semana
Eu tenho um fato de banho
E ainda o fato da cama

Tenho umas meias sem canos
Sapatos sem calcanhar
Para quando me vou deitar
Umas chinelas sem pano
Umas calças por engano
Já sem estopa nem aresta
É tudo o que me resta
Para brincar ao Carnaval
Para a Páscoa e Natal
Já tenho fato p´rá festa

A camisa de flanela
Foi-me oferecida p´rá tropa
Eu tenho um par de botas
Uma é preta outra amarela
Tenho um cinto sem fivela
Que faço muito empenho
Tanto fato que eu tenho
Nenhum por mim foi provado
Todo roto e esburacado
Eu tenho um fato de banho

Um chapéu de copa alta
Com a fita cor-de-rosa
Que eu apanhei na lixosa
Por me fazer muita falta
Um plover que ressalta
Com rosas à Mexicana
Eu tenho uma canadiana
Com pouco pêlo na gola
Um fato p´rá jogar à bola
Tenho outro p´rá semana

Tenho casacos usados
E tenho um bom blusão
Eu tenho lenços de mão
Alguns já aproveitados
Capotes apresentados
Tenho dois e um pijama
Tenho gravatas de fama
Tenho um fato que me deram
E outro que não quiseram
E ainda o fato da cama.

António José Belo