28.9.17

NISA: Postais do Concelho – Teatro de Amadores (1946-1947)


A foto de 1946 mostra um grupo de amadores nisenses que representou a peça teatral “ A Morgadinha de ValFlor”, o sensacional drama em 5 actos, de Pinheiro Chagas, uma  “obra prima do Teatro Português” como anunciava o programa. A récita teve 2ª representação no dia 2 de Janeiro de 1947, no Cine Teatro de Nisa.
Para o registo, histórico, ficam os nomes dos actores (muitos deles já falecidos) desta “sublime e profunda peça do nosso Teatro”, indicando-se entre parêntesis o nome das personagens que interpretavam:
Lúcia Bicho (D. Leonor Coutinho), Lourdes Pinheiro Heitor (D. Teresa Coutinho),Antónia Maria Gomes (Mariquinhas), José Dinis Martins (Luís Fernandes), António Semedo (Leonardo Fernandes), António Serralha (Pedro Paulo, capitão-mór), António Emílio Ramos (Rodrigo, capitão de cavalaria), Joaquim A. Venâncio (Frei Inácio),António P. Bento (Bernardo Domingues), Joaquim Correia Matias (José Félix), Júlio Casimiro (Diogo Barradas). Completavam o elenco “camponezes, camponezas, criados da Casa ValFlor”. A ficha técnica integrava ainda dos nomes de Júlio da Cruz Filipe(ponto), António Pires Bento (contra-regra) e António José Pereira (caracterização).
A Troup Jazz  “Os Fixes” abrilhantavam o espectáculo e os bilhetes mais caros (cadeiras de orquestra) custavam 12 escudos e o mais económico (a geral) quatro escudos e cinquenta centavos.