30.9.17

MEMÓRIA HISTÓRICA: A Feira de S. Miguel em Nisa (1908)

São documentos da Administração do Concelho de 1908 e referentes à Feira de S. Miguel (Outubro). Num, o Administrador do Concelho pede ao Governador Civil o reforço da segurança da feira, solicitando o envio de uma força militar e nos seguintes dá conhecimento de roubos, indicando os autores, em comunicações enviadas ao Juiz da Comarca. 
Carta do Administrador do concelho ao Governador Civil – 1/10/1908
Devendo realizar-se n´esta villa nos dias 9, 10 e 11 do corrente mez a feira annual denominada de São Miguel, aonde é costume affluirem muitos ciganos entre os quaes e alguns populares d´esta villa se teem dado conflictos nas feiras anteriores, venho rogar a Vª Exª se digne ordenar que seja para aqui destacada n´aquelles dias de feira uma força militar de 25 ou 30 praças a fim de me coadjuvarem na polícia da mesma feira. Peço outrossim a Vª Exª se digne dar as suas ordens para que se apresentem na mesma feira 4 guardas de polícia civil por causa dos gatunos que por essa occasião são muito frequentes.
Tanto a força militar como os guardas de polícia que requisito devem estar aqui no dia 8 de manhã para regressarem no dia 12, ficando aqui destacados como de costume dois dos referidos guardas.
(a)   Bastos

Roubos na Feira de S. Miguel
Carta do Administrador do concelho ao Dr. Juiz de Direito n´esta Comarca – 12/10/1908  
Para os devidos effeitos cumpre-me communicar a Vª Exª que na madrugada de 10 do corrente, foi preso na feira d´esta villa, António da Silva, solteiro, trabalhador, natural da freguesia de São João Boavista, concelho de Taboa, Districto de Coimbra, o qual roubou 1050 reis a Francisco Tavares, casado, caldeireiro, natural de Lardosa e residente no Fratel, e bem assim roubou um capote a José Simões Henriques, casado, paneiro, morador em Aldeia da Mata. Podem depor como testemunhas Francisco Maria Carrapiço, casado, morador na Estrada de Sant´Anna em Portalegre e os guardas de polícia civil nº 9 Manuel Maria Gomes, nº19 Domingos Bengalla, nº 40 António Dias e 44 João Rodrigues Rollo. O arguido encontra-se na cadeia d´esta villa às disposições de Vª Exª.
Com este officio será entregue a Vª Exª o capote e os 1050 reis, sendo mil reis em prata e cincoenta reis em cobre.
(a)   Bastos
Carta do Administrador do concelho ao Dr. Juiz de Direito n´esta Comarca – 12/10/1908  
Para os devidos effeitos cumpre-me communicar a Vª Exª que na madrugada de 10 do corrente, foi preso na feira d´esta villa, José da Sila Rato, solteiro, cesteiro,, natural de Castelo Branco, o qual roubou da carroça de Manoel Quaresma, de Porto da Espada, um casaco e um collete de fazenda, pertencentes a um seu creado.
Podem depor como testemunhas: José da Silva Salgueiro, casado, jornaleiro, morador na Rua do Martyr d´esta villa, e os guardas de polícia civil nº 9 Manuel Maria Gomes, nº19 Domingos Bengalla, nº 40 António Dias e 44 João Rodrigues Rollo. O arguido encontra-se na cadeia d´esta villa às disposições de Vª Exª.
Com este officio será entregue a Vª Exª os referidos casaco e collete.
(b)   Bastos