31.1.16

POETAS NISENSES: Manuel Carita Pestana

As Cinco Fontes
Ó Nisa, que me estou lembrando
Das tuas ruas e montes.
Versos que estou a escrever
Dedico-os  às tuas fontes.

Fonte do Frade (local original)
As cinco que aí existem
Por essas calmas estradas
São velhas, mas bem prezadas
Pois alguém olha por elas.
Que as reparam das mazelas
Que os tempos lhes vão dando
Das tuas águas puríssimas
Ó Nisa eu me estou lembrando.
Fonte da Aluada
Quem as quiser visitar
Verá lindas raparigas
Que nestas fontes antigas
Lá se vão dessedentar.
A água deve provar
Destas tão saudosas fontes.
Ó Nisa, não mais me esqueço
Das tuas ruas e fontes.
Fonte da Pipa
Todas elas são antigas
Evocam tempos passados
Encontros de namorados
Que lá passam belos serões.
Cai a água aos borbotões
Para quem quiser beber.
Ai, como levam saudades
Versos que estou a escrever!
Fonte d´El Rei (Fonte Nova)
Bons tempos que já não voltam
Quando eu ia namorar
Levavam serões a bailar
Rapazes e raparigas
Ao som de lindas cantigas
Que ecoavam pelos montes.
Nisa, os versos que escrevo
Dedico-os às tuas fontes.

Fonte de Santo António (Fonte da Cruz)
Na Fonte do Frade eu estive,
Até alta madrugada
E na Fonte da Aluada
Na antiga Fonte da Pipa
Que em beleza se antecipa
E a todos nós seduz
Sem esquecer a Fonte Nova
E a velha Fonte da Cruz
Manuel Carita Pestana - in "Correio de Nisa" (1965)