24.1.16

MEMÓRIA DE NISA: As eleições locais em 1842

4 Novembro de 1842
Luís Vicente de Barros da Silveira,
Faço saber que o Conselho de Districto em conformidade do que lhe incumbe o artº 47 secção 4ª do Código Administrativo foi designado em sessão de 19 de Outubro último os dias em que se hade proceder à eleição dos corpos e auttoridades electivas que hão de servir no próximo biénio de 1843 a 1844 inclusive, hão estas levar-se a efeito nos dias e horas abaixo indicados.
* Primeiro no dia 13 do corrente mez se hade proceder em huma só Assembleia que se reunirá pelas 10 horas do dia na Parochial Igreja da Sª da Graça Matriz desta  villa de Nisa à eleição dos vereadores, juiz ordinário e seus substitutos.
* Segundo no corrente mez pelas dez horas da manhã na Parochial Igreja do Espírito Santo desta villa se hade proceder à eleição de Juiz de Paz e seus substitutos, de Districto da referida Freguezia.
* Terceiro no dia 27 do corrente mez pelas dez horas da manhã na Parochial Igreja da Sª da Graça Matriz desta villa se hade proceder à eleição de Juiz de Paz, Juiz eleito e Junta de parochia da referida Freguezia.
* Quarto no referido dia e de hora já indicada na Parochial Igreja da Sª da Graça Matriz desta villa se hade proceder à eleição do Juiz eleito e Junta de Parochia da referida Freguezia e annexo de S. Simão da Serra; e bem assim nas Igrejas Parochiaes de Espírito Santo, S. Mathias e Srª da Graça de Arez se hade proceder à eleição do Juiz eleito e Juntas de Parochia para cada huma das referidas freguezias.
E para que cheguem a todos mando passar o presente que será affixado em todas as Igrejas Parochiaes e lugares do estillo.
Guilherme da Costa Fragoso – Secretário da Câmara