1.7.15

Maria Rita conta a história da "Primeira infância: um fabulário"

É uma história para contar na terceira pessoa: ela. Ela, a menina Maria Rita tem origens em Nisa. É filha do Tiago Moura e neta do José Maria. Vai ter a sua primeira grande história de representação num dos palcos do Teatro D. Maria II, em Outubro. A história, contada tim por tim, foi retirada do site daquela grande casa de Cultura e aqui fica para apreciação dos leitores e visitantes do Portal de Nisa.

Primeira Infância: Um Fabulário parte do universo dos primeiros anos, dos inícios e de histórias desses tempos. A Maria Rita começou a fazer espetáculos aos 6 anos de idade com a Terceira Pessoa. A partir daí nunca mais deixou de estar envolvida em processos criativos e atravessará toda a história da estrutura. Neste espetáculo, Maria Rita conta a história da Terceira Pessoa ao mesmo tempo que conta a história da sua "Primeira Infância” e a história do BabyBoom e de como um dia sonhou ser atriz de profissão e do seu casal de peluches com quem tem conversas existencialistas e profundamente filosóficas, por vezes tocando até em temas eternos, e de como um dia se pôs a decorar o seu quarto como se ele fosse uma paisagem ou de como um dia encontrou a casa de Hansel & Gretel e a devorou sem que a bruxa má tivesse sequer aparecido... Nos intervalos da sua história, Maria Rita recolhe-se na sua tenda que acredita ser a caverna de Platão onde se fazem fogueiras e as sombras do mundo se projetam como se de um sonho se tratasse... É o tempo dos murmúrios que chega com a criança a mimar o que se passa lá fora. É nesse momento que os peluches se dirigem ao público a fazerem comic reliefs, a cantarem canções de um amor platónico e estupidamente infantojuvenil, a fazerem planos para o futuro, a questionarem-se sobre o que estão ali a fazer, a misturarem-se com o público, a desvendarem os sonhos da Maria Rita e a contarem parábolas um ao outro que começam assim: "Filho és, Pai serás”...
Ciclo Recém-nascidos
Na abertura de cada temporada, o TNDM II passa a dedicar um mês de programação da sua Sala Estúdio a novíssimos artistas e companhias de teatro de todo o país. A primeira edição de Recém-nascidos conta com uma estreia absoluta de Raquel André e três obras recentes das companhias Os Possessos, Silly Season e Terceira Pessoa. São percursos artísticos inovadores que dão os primeiros passos, e que merecem ser vistos com a vitalidade e a esperança que só se encontra em quem acabou de nascer para o teatro.
Ficha Artística
conceito, direção e interpretação: Ana Gil, Nuno Leão, Maria Rita Moura
desenho luz: Bruno Santos
desenho som: Pedro Pires
vídeo e fotografia Tiago Moura, Cátia Santos
consultoria design cena: Elisabete Leão
produção executiva: Francisca Rodrigues
produção: Terceira Pessoa
9 - 11 OUT 2015 - SALA ESTÚDIO
6.ª e sáb. 21h30

dom. 16h30