21.7.15

CRATO: Conselho Geral do Agrupamento de Escolas contra municipalização da educação

O Sindicato dos Professores da Zona Sul saúda a decisão do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Crato que no dia 20 de Julho tomou posição contra a municipalização da educação.
O Conselho Geral é o órgão máximo de gestão das escolas, nele têm assento os representantes dos Pais e Encarregados de Educação, do pessoal docente e não docente e de outras entidades locais. O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas representa toda a comunidade educativa e cabe a este órgão a aprovação e definição das linhas estratégicas de atuação das escolas.
Foi precisamente este órgão de gestão que chumbou por maioria o projeto de municipalização da educação no concelho do Crato.
 Com esta votação no Conselho Geral ficou também expressa a indignação, partilhada por muitos outros docentes, pela forma precipitada, a ausência de debate e o desrespeito pela comunidade educativa, que parecem marcar a ambição deste Governo de celebrar contratos de delegação de competências que ameaçam a estrutura da Escola Pública Democrática e Inclusiva. 
O SPZS congratula-se com esta decisão do Conselho Geral, que vem dar alento a todos os que têm contestado o desenvolvimento do processo de municipalização, em curso em vários municípios.
Sindicato dos Professores da Zona Sul (membro da Fenprof)

21 de Julho de 2015