14.7.15

A ponte sobre o Sever na Assembleia da República



A ponte internacional sobre o rio Sever ligando Montalvão a Cedillo volta a estar na ordem do dia após a vitória do PSOE nas recentes eleições autonómicas e municipais em Espanha. O PSOE venceu as eleições na Extremadura e consequentemente vai querer pôr em marcha o processo que leve à construção desta importante infra-estrutura, não por ser e para ser a “ponte do Miguel”, mas por se tratar de uma antiga e justa aspiração dos povos de um e outro lado da fronteira.
Uma obra desde há muito desejada e que tão mal compreendida e tratada tem sido pelos políticos centralistas que têm detém as rédeas do poder em Lisboa e em Madrid.
Em 23 de Fevereiro de 2000 o deputado do CDS/PP, Narana Coissoró, apresentou um requerimento na AR dirigido ao Ministério do Equipamento Social sobre a construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo na confluência deste com o rio Sever. À parte o deputado ter “colocado” o concelho de Nisa no distrito de Castelo Branco – erro menor e perfeitamente desculpável – a resposta, quatro meses depois, do Ministro é, no mínimo, estranha, pois refere que "o local referenciado para a reclamada ponte sobre o o rio Tejo na confluência deste com o rio Sever, não é servido por nenhuma estada incluída no Plano Rodoviário Nacional 2000".
Ora, é sabido que a Barragem de Cedillo, na confluência dos rios Tejo e Sever era, à data, e contrariamente à versão do Ministério do Equipamento Social, servida por estrada municipal, com perfil adequado a uma futura ligação a Espanha através da ponte.
Por outro lado, o requerimento fala numa ponte sobre o rio Tejo e não numa ponte sobre o rio Sever, situação a que não será alheia alguma estratégia desencadeada a partir de Castelo Branco, distrito a que o requerimento faz referência.
Curiosa, no entanto, é a resposta do Ministério, "retirando" ao concelho de Nisa a estrada de ligação à Barragem de Cedillo e com isso, "matando" desde logo, as pertinentes questões levantadas pelo deputado Coissoró.
A ponte, essa, continuou adiada. Quem sabe até ser construída uma nova estrada a incluir no Plano Rodoviário Nacional de.... 2025.