3.6.14

Blog "Por um punhado de euros" há 5 anos na net

É uma presença na net que marca, pela sua originalidade, a diferença. Referimos-nos ao blog Por um Punhado de Euros, iniciativa a que dão corpo e ideias, o Emanuel Neto (filho de Nisenses) e o Pedro Pereira. Dois amigos e apreciadores do género cinematográfico designado como Western Spaghetti, cujos posts podem seguir em http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.pt

"Parece mentira mais já lá vão cinco anos desde que foi dado o primeiro tiro neste POR UM PUNHADO DE EUROS. Confesso-vos que quando dactilografei as primeiras resenhas que amontoava em manuscritos ultra-rasurados e mal organizados, não acreditava que existisse muita gente interessada em lê-las. Mas os «forasteiros» foram passando por aqui e pelos vistos instalaram-se. Mais de meio milhão de visitas depois, cá estamos nós!
Este último ano como já desconfiava, foi especialmente carregado profissionalmente e pessoalmente, razão pela qual me têm faltado algum fôlego que permita manter a cadência de resenhas que debitava num passado recente, mas felizmente isto não é trabalho de um homem só e o meu sócio - Emanuel - é bastante mais organizado que eu, tendo sempre os «trabalhos» muito adiantados, o que admito facilita mesmo  muito na gestão do espaço, e assim  se evita que a poeira assente por muito tempo.
Com falta de tempo ou não, a promessa destes vossos escribas continua a mesma de sempre, dar a cara pelo western europeu, divulga-lo e prestigia-lo! Mantemos a convicção que o cinema actual é na generalidade uma fantochada desprovida de sentimento e talento. Carregaremos por isso, hoje como antes, a bandeira do western-spaghetti que merece todo o nosso respeito e dedicação. Um grande agradecimento a todos aqueles que por aqui foram passando ao longo desta meia-década e sobretudo aquele punhado de amigos que está connosco desde os primeiros tempos. Este blogue é vosso!
Pedro Pereira
Mais um ano, mais um aniversário, mais uma voltinha! Os desígnios deste blogue estiveram sempre bem claros desde os primórdios: analisar, divulgar e discutir o western-spaghetti. Foi assim desde o início e é assim hoje. Digo isto com orgulho porque não caímos na tentação de abandonar o conceito de blogue a favor das muito solicitadas redes sociais. Evidentemente, todos compreendemos o poder que as redes sociais têm mas, no meu ponto de vista, um blogue continua a ter uma aura diferente, especial, mais intimista, mais pessoal.
O balanço do último ano é positivo. A lista de filmes resenhados aumentou para mais de 100 filmes, estivemos pela segunda vez consecutiva entre os nomeados para os TCN Blog Awards e continuamos com o mesmo empenho tal como no primeiro dia. Agradeço a todos os que nos acompanham e agradeço especialmente ao meu amigo Pedro porque, embora isto seja um trabalho de equipa, ele é que é o cabecilha. 1 de junho de 2014: assinala-se a bonita marca de 5 anos de vida do blogue. Uma mão cheia de POR UM PUNHADO DE EUROS. Ou melhor: um punhado de POR UM PUNHADO DE EUROS!
Emanuel Neto