16.6.14

NISA: Postais do Concelho

O José Raquel já foi um ciclista de fama, nos tempos áureos da sua juventude, quando a modalidade desportiva era acarinhada pela população e desfrutava de grande popularidade. Na região havia grandes corridas de bicicletas, com afamados despiques entre os corredores de Nisa, Alpalhão e Gáfete, numa altura em que os “pedalistas” das mesmas nem sequer ousavam sonhar com uma motorizada, quanto mais com um automóvel.
O Zé Raquel, homem de sete ofícios, tomou o caminho de tantos compatriotas e conterrâneos. Emigrou e foi-se até terras de França. Continuou fiel à sua bicicleta, meio de transporte que utilizava nas deslocações para o local de trabalho. Por França fez grande parte da sua vida, conquistou o direito a uma reforma digna e, logo que pôde, regressou à sua terra natal onde, como tantos conterrâneos, construiu a sua maison, na Devesa de Traz. Foi ali que o encontrámos, sorridente, debaixo de frondosa laranjeira e contemplando o movimento da feira.
Uma mudança de local que lhe agrada, por “trazer mais vida ao largo e à vila”, ele que viveu a sua infância e juventude na “Nisa velhinha, com tanta gentinha vivendo nela”.