15.5.14

VILA VELHA DE RÓDÃO: Ao "Encontro" da Paisagem do Vale do Tejo

Da esquerda para a direita: Aurora Carapinha (UÉvora), Cristiana Bastos (ICS_UL), Jorge Rivera (UÉvora) e  António Martinho Baptista  (Fundação Foz Coa)
Realizou-se no fim-de-semana de 10 e 11 de Maio com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão, um “Encontro” no Vale do Tejo. Esta iniciativa surge no seguimento de um trabalho de investigação, em curso, no âmbito do Doutoramento em Arquitetura da Universidade de Évora.
O encontro permitiu refletir in “loco” diversas leituras da paisagem, com objetivo de fomentar oportunidades de explorar de forma integrada os valores naturais e culturais da região.
Sobre a égide do Dr. António Martinho Baptista (Fundação Foz Côa) foram visitadas as estações arqueológicas de S. Simão, Cachão de Algarve, Fratel e a recentemente intervencionada Calçada da Telhada. A Associação de Estudos do Alto Tejo, aceitando o convite, contribui com o seu vasto conhecimento sobre o território.

Do fim-de-semana de reflexão, resultou um conjunto de iniciativas e propostas de intervenção a aprofundar. E uma intenção de criar um protocolo entre a Universidade de Évora e a Autarquia, com objetivo de desenvolver ações conjuntas de reinterpretação identitária deste singular património, por vezes esquecido.