20.5.14

O LARGO DO ROSSIO: Uma certa maiêutica com condimentos de dialéctica…..



O LARGO DO ROSSIO (TAMBÉM…LARGO DA ANTIGA ESCOLA, DA  FEIRA, LARGO DA FONTE DO ROSSIO) ONDE OS MEUS DISTINTOS CONTERRÂNEOS, CAMINHANDO, FILOSOFAM...QUESTIONANDO, COM OS DEMAIS QUE  VÃO CHEGANDO, MAS SEMPRE COM NOTÁVEL DISPOSIÇÃO DE ALMA PARA ANALISAR  E ACEITAR CRÍTICAS  INTERROGANTES…É UM MÉTODO COINCIDENTE COM A MAIÊUTICA DE SÓCRATES, MAS TRANSFORMADO COM A JUNÇÃO DA DIALÉCTICA DE PLATÃO…E À FORÇA  DE INTERROGAÇÕES A QUESTÃO ABORDADA PELA FORÇA DO DIÁLOGO…E A TROCA DE AFIRMAÇÕES E NEGAÇÕES …CONSEGUE MELHORAMENTOS…MESMO QUE  NÃO SEJA  PERFEITA. DAÍ A MINHA SOLIDARIEDADE QUANTO AO MÉTODO FILOSÓFICO SEGUIDO. SÓCRATES PERGUNTA: O MÉTODO DA FILOSOFIA CONSISTE EM  PERGUNTAR.

Vem-me ao pensamento o Largo, e penso com carinho  nos diversos amigos e queridos conterrâneos, e esta forma democrática de convívio que não copiámos, já tínhamos.
Todos cabem no grupo, nunca vi exclusões.
Antevejo  nos seus personagens  magníficos  uma riqueza enorme de raciocínios, contributos
sábios de gente que conheceu mundos, e posições joeiradas por interrogativas consistentes  gizadas por  nisenses que mourejaram em diferentes  latitudes, culturas várias, sistemas sociais, organizacionais avançados.
Livro IV AC. Começou com Sócrates o saber acerca do método. O primeiro filósofo a pensar
Regras que salvaguardem o rigor, e bem assim outras exigências de racionalidade, de intelectualidade.
No sentido em que a filosofia tem que fazer-se como as ciências, convencermos-nos  que embora não sendo ciência, a filosofia  é  tão rigorosa e difícil como aquela.
O método de Sócrates , a Maiêutica consiste em perguntar.
Definir, chegar à essência dos conceitos.

Platão aperfeiçoa-o com a dialéctica..
As perguntas bem formuladas, as intuições que possuem sensível, espiritual, intelectual, emotiva, valorativa adestram os nossos  conterrâneos com o espírito do Largo do Rossio para além da sabedoria popular e ergue-os para outro tipo de sabedoria que sabe bem contemplar e usufruir.
Daí que saiba bem ouvir as suas reflexões sobre a vida, nas suas diversas manifestações.
Sem prescindir…os factos e a vida são iluminados pela verdade  da Filosofia.
A Verdade não é Filha do Tempo, :é Mãe do Tempo.. A  Verdade governa a História, a qual vai revelando constantes aspectos novos dessa mesma Verdade.
Nossa Senhora da Graça é uma nossa eternidade, nós passamos no tempo, contudo tal como vem acontecendo com os nossos mais ilustres nisenses viveram no tempo, mas transcendo-o.
O Seu destino não ficou atado ao seu tempo, persiste por causa de Algo que está do outro lado, tende para o intemporal, para Deus..
A filosofia por si só não basta, compreender o mundo , procurar a Sabedoria.
João Castanho