22.6.12

NISA: Memória do Cine Teatro- Junho de 1940

1940 foi Ano dos Centenários e de grande exaltação nacionalista. Comemorou-se, por todo o país, a fundação da nacionalidade (1140) e da Restauração nacional (1640). Mal sabiam os "nacionalistas" daqueles tempos, que anos mais tarde (2012) um ultra-nacionalista e liberal vestido e ornamentado com as vestes troikanas iria liquidar, sem apelo nem agravo, uma data (feriado de 1 de Dezembro) com tanto simbolismo histórico para os portugueses.
Recordamos o duplo centenário porque, em 1940, no dia 2 de Junho, o Cine Teatro de Nisa foi requisitado pela Câmara Municipal para nele ter lugar a sessão comemorativa de tão importantes efemérides. A sala de espectáculos foi cedida gratuitamente, tendo a empresa do Cine Teatro Nisense Lda recebido a importância de vinte escudos (20$00) como comparticipação das despesas.
No dia 5, nova sessão tendo por lema os mesmos altos desígnios de "instrução do povo" . Tratou-se de uma "soireé para convidados", tal como reza o registo, promovida pelo Secretariado de Propaganda Nacional, organização que antecedeu o  SNI (Secretariado Nacional de Informação), uma "coisa" parecida com a actual ERC que ilibou o Relvas, ministro. Ah! O Cine Teatro foi cedido gratuitamente, mas desta vez a Câmara foi um pouco mais "generosa": contribuiu com cinquenta escudos (50$00) para as despesas de utilização da sala.
Nos dias 9 e 30 de Junho houve, finalmente, projecção de filmes e pelo meio (dia 16) um espectáculo misto (música, teatro e cinema) promovido pela Banda Municipal de Nisa com a colaboração do Grupo Folclórico das escolas primárias, tendo a banda angariado o valor de 674$00.