27.1.25
GALVEIAS: O Primeiro Aniversário do Centro de Interpretação José Luís Peixoto trouxe a Tailândia a Galveias
Foi uma festa bonita! Foi assim que a Presidente da Junta, Fernanda Bacalhau sintetizou o dia de aniversário do Centro de Interpretação que a Junta de Freguesia construiu para divulgar a obra e homenagear o escritor, filho da terra, José Luís Peixoto.
As comemorações deste primeiro aniversário tiveram como tema o romance do escritor “O caminho imperfeito, um romance que teve como inspiração e palco a Tailândia e por essa razão mais o amor reciproco entre a Tailândia e José Luís Peixoto justificaram uma qualificada presença da Tailândia em Galveias.
Com as instalações a abarrotar de amigos e na presença do escritor, do Presidente da Câmara e da Presidente da Junta de Freguesia, do Presidente do Turismo do Alentejo e da representante do turismo da Tailândia em Portugal entre outras individualidades, o fotógrafo Miguel Valle de Figueiredo, autor da belíssima exposição hoje inaugurada, mostrou-nos o seu olhar sobre a Tailândia.
Seguiu-se, já na Sala Galveias, a interessante apresentação do destino Tailândia feita por Rosária Louro, representante do Turismo da Tailândia em Portugal, e a entusiasmante conversa entre o escritor José Luís Peixoto e Lanlalit a tradutora dos seus romances para tailandês.
Fernanda Bacalhau, presidente da Junta de Freguesia, Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal e José Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, encerraram as comemorações fazendo o balanço e enaltecendo o percurso do primeiro ano de vida deste polo de difusão cultural que se abre ao mundo a partir de Galveias.
A festa terminou com o apagar da vela do bolo de aniversário e com o cântico coletivo de parabéns e vida longa.
Que assim seja. Que a festa continue!
A exposição “olhares sobre a Tailândia estará aberta ao público até 31 de março o Centro está de portas abertas de terça a domingo ao longo de todo o ano.
• Os serviços de Cultura e Turismo da Freguesia de Galveias