31.5.24

Erasmus + da TAGUS aprovado para troca de experiências entre artesãos do Ribatejo Interior e da Estónia

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior recebeu a decisão de aprovação da sua candidatura ao programa Erasmus +, da Comissão Europeia, no dia 16 de maio. Este pedido de apoio de projetos a curto prazo, para a mobilidade de alunos e pessoal na educação de adultos, vai permitir a troca de experiências entre artesãos de Abrantes, Constância e Sardoal e os pares da Estónia.
A candidatura da TAGUS, com o parecer positivo pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, vai dar oportunidades aos artesãos do Ribatejo Interior de melhorar as suas competências, através do contacto com a realidade da Estónia, nas áreas de inovação, digitalização, literacia tecnológica e design. Promover o intercâmbio de conhecimento entre artesãos portugueses e estónios, garantindo que o colocam em prática na sua atividade, após a participação dos artificies na Feira de S. Martinho, em Talin (Estónia), entre os dias 7 e 9 de novembro. E de ser estabelecido um meio de comunicação à distância entre os participantes do território e os da FolkArt - União de Arte Popular e Artesanato da Estónia.  
A TAGUS acredita que, com o desenvolvimento do projeto, permitirá a capacitação destes agentes do seu território, de forma equitativa e inclusiva, percecionando de melhor forma o mercado e os hábitos de consumo, de modo a criar novas estratégias de promoção, valorização e comercialização. E por outro lado, irá dotar os artificies de um maior sentido de iniciativa e de empreendedorismo, sensibilizá-los para a interculturalidade, contribuir para melhorar as competências digitais e a nível de línguas estrangeiras, criando na região maior empregabilidade e melhoria das perspetivas de carreira nas artes manuais. 
Paralelamente, os artesãos terão contacto com outras realidades e técnicas que potenciam a criação de novos produtos e formas de expressão artísticas com interligação de artes, novos processos de produção e de comercialização, focados na sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Este projeto insere-se na estratégia dinamizada pela TAGUS, na promoção e valorização das Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, que iniciou com a dinamização do AO.RI, apoiado pelo Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER). As ações destinam-se a contribuir para o reconhecimento das artes e ofícios como meio de preservação da identidade e cultura local, valorização do "saber-fazer" e modernização do artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal, de forma que, também, permita alargar a oferta turística ao contribuir para a maior atração de visitantes, e assim dinamizar a economia local, o turismo e o emprego da região.