A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre levou a cabo mais um estágio da OJAA - Orquestra Juvenil do Alto Alentejo. O evento ocorreu no dia de 28 de dezembro de 2023, na sede da Banda Municipal Alterense e contou com a presença de 20 alunos das filiadas de Alter do Chão e Ponte de Sor (Orquestra Ligeira). O dia foi de árduo trabalho sob a direção técnica do maestro José Rodrigues, que contou com o apoio de monitores destacados da OSAA para apoiarem os alunos dos diferentes naipes. Foi um dia de grande aprendizagem para os jovens alunos que frequentam a escola de música destas duas filiadas. O projeto está aberto a todas as 15 filiadas. A Federação considera este projeto muito importante e vê nele um semear de conhecimento e o futuro das nossas orquestras e bandas. Era bom que todas as 15 filiadas encarassem esta iniciativa com empenho e a incluíssem na sua formação anual.
O primeiro encontro foi em Ponte de Sor, a 26 de novembro último, na sede da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor e o próximo será dia 20 de janeiro de 2024, em Portalegre, na sede da Banda Euterpe. A Federação conta fazer uma formação de monitores no período da manhã e aulas de formação musical e instrumento durante a tarde com alunos de todas as filiadas que pretendam marcar presença.
No final do ano letivo, em meados de junho, conta levar a cabo um encontro final com pequena demonstração do trabalho feito com os jovens ao longo desse dia e de todo o ano letivo.
Este projeto conta com o apoio da DRCA, a quem a FBFDP muito agradece.
Por outro lado, a Federação e as suas filiadas mostram-se preocupadas com a extinção desta mesma Direção Regional de Cultura do Alentejo aguardando, com alguma ansiedade, um sinal da futura estrutura que irá funcionar na CCDRA.
Portalegre, 29/12/23
O Presidente da Direção da FBFDP
Prof. Miguel Romão Caldeira Baptista