O maestro nisense António Maria de Oliveira Charrinho acaba de ser distinguido com o título de Sócio Honorário atribuído pela Confederação Musical Portuguesa, como reconhecimento pelo seu inestimável contributo enquanto Músico, Professor, Maestro e Arranjador de Músicas para Bandas.A distinção foi aprovada, por unanimidade e aclamação em Assembleia Geral da Confederação Musical Portuguesa, realizada no passado dia 12 de dezembro, em Lisboa.
UMA VIDA DEDICADA À MÚSICA
O Maestro António Maria de Oliveira Charrinho, nasceu em Nisa, em Outubro de 1947. Deu os seus primeiros passos na área da música aos 7 anos de idade na Banda de Nisa tocando Flautim em Réb. Aos 8 anos tocava para animar bailes das Comadres (Carnaval). Após a morte do Maestro Raul Morais Franco, com quem se iniciou na música, continuou os estudos com o Maestro Luís Félix, como saxofonista (soprano). A compra de um acordeão pelo seu pai quando tinha 12 anos, foi importante para a sua carreira artística, uma vez que, desde 1959 utiliza este instrumento tendo, inclusive, editado uma cassete. Para além de executante nas Bandas de Nisa, Ateneu Vila-Franquense, Azambuja, Alverca, Alpalhão, Tolosa, Póvoa e Meadas, Euterpe de Portalegre, etc, executava paralelamente como em Orquestras de Baile, tais como: Atlântida Nisense, Orquestra Ideal de Portalegre, Jovens Splash de Vialonga, Octópus de Alhandra, acompanhando com este último, artistas como Marco Paulo, Lenita Gentil, Max e muitos outros nas melhores salas de Lisboa, de entre as quais o Teatro Monumental, Penta Hotel, Hotel Sheraton, Casino Estoril, etc.
Com idade adulta frequenta o Instituto Matono, aprendendo a técnica do acordeão, tendo participado em diversos festivais com alguns dos melhores acordeonistas do país. Possui dois Cursos de Regentes Amadores do INATEL, para Banda e ainda dois Cursos de Regentes de Coros Amadores, é compositor de dezenas de peças para Banda, Orquestra Ligeira, Acordeão e Canções, algumas premiadas a nível regional e também a nível nacional, arranjos para os referidos agrupamentos e também para música popular e tradicional.
É Maestro na Sociedade Musical Nisense desde 1981, passando pela Banda de Montalvão que reestruturou de raiz, e Banda de Tolosa actualmente extintas. Participou como Maestro da FIJUNA, Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano, um dos principais projectos da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, nos anos de 2005 e 2006.
Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal em 2010 pelos relevantes serviços prestados à causa da Música e da Cultura.
O blog Portal de Nisa felicita o Maestro António Maria de Oliveira Charrinho por esta distinção e reconhecimento de toda uma vida dedicada à Música e à Cultura.