3.8.19

Monforte recebe apoio para Centro de Recolha de Animais

O Município de Monforte integra a lista de mais 16 municípios e quatro agrupamentos de municípios que irão usufruir de mais de um milhão de euros do Governo para apoiar a construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia.
Segundo declarações de Gonçalo Lagem, o Presidente da edilidade Monfortense, “a construção do Centro está orçamentada em mais de 106 mil euros e será comparticipada com 50 mil euros”.
“Prevemos que a obra seja iniciada brevemente”, adiantou o autarca, “e deverá estar concluída dentro de um ano e meio. Trata-se de uma obra que não podia estar a ser adiada durante mais tempo pois, desde 23 de setembro de 2018, passou a ser proibido o abate de animais em centros de recolha oficial de animais por motivos de sobrepopulação, de sobrelotação, de incapacidade económica ou outra que impeça a normal detenção pelo seu detentor”.
Refira-se que, de acordo com a lei, os animais acolhidos pelos centros de recolha oficial que não sejam reclamados pelos seus donos no prazo de 15 dias, a contar da data da sua recolha, são considerados abandonados e são obrigatoriamente esterilizados e encaminhados para adoção.