25.4.19

EM ABRIL, POESIAS E MÚSICAS MIL


Enquanto a neve cobria os arvoredos
Um garotinho muito novo, à sua fé,
Mostrava ao outro as mãos cheias de brinquedos
Que o bom Jesus lhe pusera à chaminé:

– «Olha p'ra isto, que bonito que apanhei:
Este palhaço, este boneco, este carrinho!
Hoje é Natal e de manhã quando acordei
Tinha isto tudo no meu lindo sapatinho.»

Responde o outro garotinho a soluçar,
Amachucando um lenço velho entre os seus dedos:
– «Pois se eu não tenho sapatinhos para calçar
Como podia o bom Jesus dar-me brinquedos?

Não tenho pai, não tenho mãe, não tenho nada,
Cá vou vivendo sempre à custa dos demais;
Durmo num banco ou no degrau de uma escada;
A vida tem estes medonhos vendavais.»

– «Não digas mais, tuas palavras comoveram
Meu coração – responde o outro garotinho –,
Toma metade dos brinquedos que me deram
E desta forma também ficas contentinho.»

Rezaram bem o seu regime de gaiatos;
Se todos os homens procedessem com juízo
Não haveria tanta luta nem desacatos:
O mundo inteiro era um perfeito paraíso.

* José Luís Nobre Costa – guitarra portuguesa 
Pedro Veiga – guitarra portuguesa
Jaime Santos Júnior – viola
Joel Pina – viola baixo
Gravado e misturado no Edit Studio, Amadora