17.2.16

Médica do Hospital de Portalegre condenada por homicídio por negligência grosseira

Uma médica do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, foi condenada pela prática de um crime de homicídio por negligência grosseira, por omissão, a 2 anos e 6 meses de prisão. A pena foi suspensa na condição da arguida pagar uma indemnização às familiares do falecido.
O caso remonta a 2012 e resultou na morte de um homem de 53 anos que, de acordo com uma nota publicada no site da Procuradoria-geral da Comarca de Portalegre, se deslocou por três vezes às urgências do Hospital, durante um espaço de 4 dias, queixando-se de dores no peito, costas e estômago que se agravavam de dia para dia. O senhor viria a falecer no dia 1 de Janeiro de 2012 devido a uma dissecação da aorta.
Perante os factos, o tribunal considerou que a médica “manifestou indiferença em relação ao quadro clínico apresentado» pelo doente, uma vez que «não quis ouvir os familiares que o acompanhavam e não determinou a realização de qualquer exame complementar de diagnóstico, nem sequer lhe mediu a tensão arterial”.

O tribunal considerou que a morte do doente «poderia ter sido evitada», caso o mesmo tivesse sido «sujeito a um tratamento médico adequado», o que acontecia se tivessem sido «valorados» os sintomas relatados, bem como a realização de exames de diagnóstico complementares.
* Notícia do semanário "Alto Alentejo"