«Até
que ponto tem havido, nas sociedades democráticas, uma apropriação dos temas e
conteúdos políticos pelos programas televisivos e pela imprensa de
entretenimento, e com que consequências? Como e porque é que os líderes
partidários se tornaram, cada vez mais, personalidades com características de
celebridades do mundo do espectáculo, e quais as consequências deste fenómeno?
Até que ponto é que estes dois fenómenos têm vindo a transformar os cidadãos em
meros espetadores?»
José
Santana Pereira lançou, no passado dia 18 de fevereiro, na FNAC Colombo, o
livro com o seu ensaio “Política e Entretenimento”.
Sabia
que as entrevistas aos políticos em programas televisivos de entretenimento têm
mais audiência do que as entrevistas aos mesmos políticos nos programas de
informação?
Como
acontece em relação a outras modas, Portugal já aderiu ao chamado infotainment,
que tem grandes pergaminhos em países como os Estados Unidos da América, o que
faz com que, cada vez mais, a Política pise os terrenos do Entretenimento.
Ou
será ao contrário?
No
ensaio Política e Entretenimento o investigador José Santana Pereira aborda uma
realidade com que os potenciais (e)leitores têm convivido nos últimos tempos,
enquadrando o fenómeno académica e socialmente.
Dando
exemplos muito concretos relacionados com as últimas eleições legislativas em
Portugal ou com o estudo de caso que é a política-espectáculo em Itália, o
autor mostra a forma como os políticos estão a transformar-se em celebridades,
mas não só.
Também
o mundo do entretenimento tende a exportar actores políticos, numa dinâmica sem
recuo.
José
Santana Pereira (Nisa, 1982) é investigador no Instituto de Ciências Sociais da
Universidade de Lisboa e professor auxiliar convidado no Departamento de
Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL.
É
doutorado em
Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário
Europeu de Florença (2012).
Os
seus principais interesses de investigação são o comportamento eleitoral e as
atitudes políticas dos portugueses, os sistemas mediáticos europeus e os
efeitos dos media nas atitudes e comportamentos políticos das suas audiências.