7.2.16

Com tanta poluição rio Tejo morre aos poucos!- denuncia o MUSP


O MUSP - Movimento de Utentes dos Serviços Públicos denuncia em comunicado, as constantes agressões ambientais cometidas contra o rio Tejo, exigindo a rápida intervenção do Ministério do Ambiente.
Património natural comum a quatro distritos, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Lisboa, o Tejo é fundamental para o equilíbrio ambiental e é fonte de rendimento para muitos fruto das actividades económicas que são vitais para a Região e para o País.
Já castigado pela redução de caudais (e quando interessa pelas descargas desmesuradas das barragens), nos últimos meses o Tejo (e alguns afluentes) tem sido vítima de frequentes episódios de poluição, que causa a morte de peixes e impossibilita a pesca, afecta todo o eco sistema e põe em causa, por exemplo, investimentos turísticos que foram feitos e/ou anunciados.
Não pode valer tudo em nome do desenvolvimento industrial. Tem de existir um equilíbrio entre as actividades humanas e o ambiente. Infelizmente, está provado, que também são algumas empresas os maiores focos de poluição.

Exige-se uma rápida intervenção do Ministério do Ambiente. Temem-se graves efeitos negativos ao nível económico e ambiental na Região. Para além de uma fiscalização mais apertada exige-se ainda que se actue a nível diplomático para a regularização dos caudais.