7.10.15

Nisa assinala Dia Internacional de Erradicação da Pobreza

A Câmara Municipal de Nisa associa-se às comemorações do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e do Dia Mundial da Alimentação com a iniciativa "Árvores Mágicas... em rede” e uma Caminhada nos Trilhos do Conhal.
O evento “Árvores Mágicas... em rede” é promovido pela Câmara Municipal de Nisa com o envolvimento das Santas Casas da Misericórdia de Nisa e de Arês, do Coro Sénior de Nisa e de participantes no projeto ActivSénior. Concretamente, sexta feira, 16 de outubro, serão revestidas com trabalhos artesanais, as laranjeiras existentes na Praça do Município.
A iniciativa insere-se no âmbito das Comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que a  EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, desenvolve a nível nacional. Para que a data seja de facto um marco na luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal a EAPN definiu os objetivos gerais da campanha: - Sensibilizar todos os cidadãos para as situações de pobreza que são mais visíveis no seu meio envolvente, desconstruindo eventuais estereótipos e apelando a uma cultura de solidariedade e cooperação; - Apelar à consciencialização individual e coletiva sobre os factos e números relacionados com a pobreza e a exclusão social promovendo a responsabilidade de todos na resolução destes fenómenos; - Transmitir as seguintes mensagens: a existência de uma sociedade mais justa e coesa é possível; e toda a sociedade beneficia com a erradicação da pobreza e da exclusão social; - O reconhecimento do direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e participar plenamente na sociedade.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado na manhã de sábado, 17 de Outubro, com uma caminhada no percurso pedestre “Trilhos do Conhal”, na freguesia de Santana. A Câmara Municipal disponibiliza aos caminheiros o transporte entre Nisa e a freguesia de Santana, com partida do autocarro às 8 horas, frente ao Cine Teatro. Pelas 9 horas, a caminhada inicia-se junto à antiga Escola Primária do Duque. Por um caminho de terra batida segue-se em direcção à Serra de S. Miguel, com as Portas de Ródão no horizonte. No Pego das Portas terá lugar o reabastecimento. O fim da caminhada está previsto para as 13 horas, seguindo-se um almoço/convívio no Centro Comunitário do Pardo.  
Fonte: CMNisa