29.10.15

EM NOME DA DICTADURA - O Estado Novo no concelho de Nisa (1)

Edital - Proibição de Emigrar (1 Agosto 1930)
 Edital – Proibição de Touradas (Agosto 1930)
Tendo chegado ao conhecimento de Sua Exª o Snr. Governador Civil que vários desastres teem resultado ultimamente da realização das touradas chamadas “à vara larga” faço publico que taes espectáculos ficam proibidos.
Os promotores dos divertimentos de tal natureza que o façam sem autorização serão punidos com pesadas multas a que se refere o artº 6º do Edital do Governo Civil de 20 de Dezembro ultimo.
(a) Falcão

Edital – Intimação aos habitantes de Alpalhão (6/9/1931)
José Cristovam da Costa, Administrador substituto do Concelho de Niza:
Constando-me que os habitantes da vila de Alpalhão lançam estrumes para o princípio da Estrada Nacional nº 87 – 2ª junto da vila de Alpalhão, que segue para Castelo de Vide e que recentemente acabou de sofrer grandes reparações, venho por este meio prevenir os habitantes d´aquela vila que fica expressamente proibido tal abuso sob pena de incorrerem na transgressão prevista pelo Regulamento de Conservação de 19 de Setembro de 1900.
(a) Costa
Nota: A redacção deste edital não foi a mais feliz. Na década de 30 e até aos anos 60, o concelho de Nisa era essencialmente agrícola e a freguesia de Alpalhão não fugia à regra sendo, inclusive, das que mais pessoas ocupava na labuta do campo. Nessa época, todos os estrumes eram aproveitados e muitos ainda se lembram que na própria vila de Nisa, o aproveitamento que era feito dos "bonicos" dos muares que puxavam as carroças. Daí que se estranhe este "lançamento de estrumes" para a estrada, em Alpalhão.
Edital – Proibição de reuniões (1930)
António Falcão, Administrador do Concelho de Niza,
Faz saber que de futuro e em caso algum se poderão efectuar reuniões, conferencias, discursos, comemorações, etc. sem licença do Exmo Governador Civil.
Os pedidos de licença serão feitos por escrito e deles deverão constar, alem de outras indicações que sejam julgadas convenientes, o fim da reunião e natureza do assunto a tratar.
Para constar se passou o presente e outros de igual teor que vão ser afixados nos logares públicos do costume.

(a) Falcão