4.6.15

NISA: Freguesias de Alpalhão, Montalvão e Santana sem médico de família -

ULSNA diz que "não pode por um ovo nem fazer pessoas [médicos] de barro"
As freguesias de Alpalhão, Montalvão e Santana, em Nisa, não têm médico de família, desde o dia 01 de junho, porque a profissional que prestava serviço nas três localidades pediu transferência para Gavião.
Este problema afeta cerca de dois mil utentes que agora são obrigados a percorrer, em alguns casos, dezenas de quilómetros para consultas de rotina, renovar receitas de medicamentos e demais atos médicos.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão, Ana Cecília Manteiga, disse que está situação está a provocar “grandes transtornos”, a uma população “maioritariamente idosa, com dificuldades de locomoção e sem transporte”.
Contactado pela Rádio Portalegre, o responsável pelo Gabinete de Comunicação e porta voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso, disse que estão a envidar todos os esforço para resolver o problema.
Ilídio Pinto Cardoso admitiu que a situação ”é preocupante”, mas “não existem recursos humanos e a ULSNA não pode por um ovo nem fazer pessoas [médicos] de barro”.
A assistência médica em Alpalhão, Montalvão e Santana era assegurada dois dias por semana com a presença nas freguesias de uma médica do Centro de Saúde de Nisa.

Gabriel Nunes/Carla Aguiã in Rádio Portalegre