3.1.15

QUERCUS: Ambiente em 2014 no Distrito de Portalegre (II)

O MELHOR DE 2014
Parque Natural da Serra de São Mamede cumpriu 25 anos
Em 1989 foi criada a primeira e única Área Protegida na Região do Alto Alentejo, com o objetivo de promover o ordenamento do território e a divulgação dos valores naturais, paisagísticos e culturais da região, adotando medidas que visam o aproveitamento sustentável dos respetivos recursos naturais e histórico-culturais, a conservação dos elementos geomorfológicos, faunísticos e florísticos e a preservação dos habitats prioritários. O PNSSM inclui o mais importante dos relevos alentejanos, que lhe dá nome, a Serra de São Mamede, distinguida pela diversidade paisagística expressa na variedade da sua geologia e no elenco florístico de influência atlântica e mediterrânica. É pois importante cada vez mais conhecer, investir e proteger esta Área Protegida, verdadeiro símbolo de todo o distrito de Portalegre.
Projecto da CM Portalegre distinguido na edição 2014 dos Prémios IHRU
O projeto, realizado na Câmara Municipal de Portalegre, “Delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Alegrete”, foi distinguido com uma menção honrosa, na categoria “Área de Reabilitação Urbana”, na edição 2014 dos Prémios IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana). Este prémio é o mais antigo e um dos mais prestigiados ao nível nacional nesta área, e tem como objetivos, “valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana”, “promover a disseminação de boas práticas” e “contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações”.

Avis com bandeira verde
O Município de Avis voltou a ganhar, pela sexta vez consecutiva, a bandeira verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A obtenção do Estatuto de “Município ECO XXI” por parte do Município de Avis foi condicionada à avaliação do seu desempenho, através de um conjunto de vinte e um indicadores de sustentabilidade, sendo um estímulo e uma responsabilidade para o fortalecimento de ações continuadas que visam a elevação da sua qualidade ambiental e educacional. É de salientar que dos 32 Municípios portugueses vencedores da Bandeira Verde Eco XXI, Avis foi o único Município, do distrito de Portalegre e do Alentejo, galardoado.
Portalegre, 30 de Dezembro de 2014
A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – ANCN