3.1.15

QUERCUS: Ambiente em 2014 no Distrito de Portalegre (I)

O Melhor e o Pior em 2014
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, apresenta aqui alguns factos, que na sua opinião, marcaram positiva e negativamente o ano de 2014.
No plano nacional e internacional, o ano de 2014 continuou a trazer por vários motivos, o Ambiente à ordem do dia. Nesse sentido, e como tem vindo a ser habitual, a Direcção Nacional da Quercus emitiu um comunicado oficial sobre o ano que agora termina.
Ao nível do distrito de Portalegre em 2014, e de acordo com o trabalho desenvolvido, destacamos os seguintes factos:
O PIOR DE 2014
Aumento da aplicação de herbicidas
Autarquias, serviços florestais e manutenção de estradas aumentaram o uso de herbicidas no distrito de Portalegre e nenhuma câmara municipal nem nenhuma freguesia do distrito de Portalegre aderiu ainda à proposta da Quercus e de outras Associações para se declararem livres de herbicidas. A extinção/fusão de freguesias agravou também o problema uma vez que existiam freguesias que não utilizavam herbicidas mas que se fundiram com outras que usavam, e toda a união de freguesias passou a usar. Com o argumento de que existem menos verbas e menos recursos humanos, muitas destas entidades têm infelizmente aumentado o uso destes produtos tóxicos, que vão levar a um maior custo a longo prazo na saúde e no ambiente. É necessário cada vez sensibilizar para este grave problema e optar por outras soluções mais sustentáveis.
Instalação de aerogeradores na Serra de São Mamede
No início de 2014 foi concretizada a instalação de um parque eólico no Alto dos Forninhos, no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre. Apesar de ser positiva a produção de energia por fontes renováveis, em vez de energias não renováveis, é importante relembrar que mesmo as energias renováveis não têm impactes neutros no Ambiente e, nalguns casos, os efeitos podem ser mesmo muito negativos. No caso dos parques eólicos em particular, e de outras grandes infraestruturas, são necessários cuidados acrescidos e assim, como posição de princípio, será importante salvaguardar as Áreas Protegidas e Classificadas deste tipo de projectos.
Falta de estímulo à participação pública
Existiu um período de apresentação prévia de propostas para a alteração do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM). Contudo, este período passou despercebido à maioria da população, uma vez que existiu uma divulgação muito restrita. A Quercus não foi diretamente contactada para apresentar sugestões neste âmbito, apesar de ter assento no Conselho Estratégico do Parque Natural da Serra de São Mamede e desenvolver actividade no PNSSM.

Vedações no Parque Natural da Serra de São Mamede
Ao longo do ano de 2014 não se executaram medidas significativas que minorem o grave problema que alastrou na zona Norte do Parque Natural da Serra de São Mamede, em especial no concelho de Marvão, e que se prende com a implantação de vedações de grandes dimensões e em grandes extensões, dentro desta Área Protegida. Os impactos paisagísticos, ecológicos e culturais que podem ameaçar o Parque Natural da Serra de S. Mamede são demasiado grandes para serem ignorados e é necessário tomar medidas urgentes para resolver o problema criado e criar mecanismos legais para que ele não se repita no futuro.