28.1.15

Designer dinamarquês Niels Fischer morreu, aos 78 anos, em Setúbal

 O designer dinamarquês Niels Fischer, radicado em Portugal desde a década de 1970, morreu no sábado aos 78 anos no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde estava internado há cerca de dois meses.
Niels Fischer, que em 2012 foi distinguido pela Câmara Municipal de Setúbal com a Medalha da Cidade, onde passou a residir no verão de 2013, divulgou a obra de Hans Christian Andersen em todo o território português, através de exposições baseadas nos contos do autor dinamarquês, financiadas pelo próprio em colaboração com os serviços culturais de várias câmaras municipais.
Através do Montepio Geral, colaborou com a UNICEF, Ministério da Saúde, Casa Pia, várias associações e Universidade Popular de Setúbal Bento de Jesus Caraça. Alguns dos seus trabalhos estão expostos em permanência em painéis instalados na placa central da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, em frente ao Fórum Municipal.
O corpo de Niels Fischer, viúvo da pintora portuguesa Maria Amélia dos Santos Ribeiro, com a qual casou na Dinamarca, antes de se mudar para Portugal, vai estar em câmara ardente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, das 11:00 às 20:00 de segunda-feira e das 09:00 às 17:00 de terça-feira, dia durante o qual lhe vai ser prestada uma homenagem por parte de várias instituições com que colaborou.
Lusa 25 Jan, 2015
Hans Christian Andersen - Exposição / Exhibition
HANS CHRISTIAN ANDERSEN (1805 - 1875) foi um escritor e poeta de histórias infantis, nascido na atual Dinamarca. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. A exposição itinerante "Hans Christian Andersen" percorre2014 a exposição está patente na Galeria de Exposições "Armazém das Artes", em Alcobaça. Esta exposição é uma iniciativa de Niels Fischer - ideia, design, produção,
Portugal desde 2005, e conta já com mais de 50 edições. Até 2015 deverá ter passado por 57 localidades. De 31 de maio a 3 de agosto deorganização e financiamento - e tem como objetivo único a divulgação da obra do escritor dinamarquês, na sua forma original, generosa e sem fins lucrativos. Na exposição encontram-se quadros, livros e esculturas, bem como tapeçarias inspiradas nos contos de Hans Christian Andersen, elaboradas por utentes de instituições de todo o País.
A exposição esteve em Nisa, por iniciativa de Niels Fischer a que deram a sua adesão os municípios de Nisa, Gavião e Vila Velha de Ródão. No concelho a exposição esteve patente na Biblioteca Municipal, Cine Teatro e Centro Cultural de Alpalhão, espaços culturais que passaram a mostrar, como ainda hoje se pode observar, as ilustrações de Fischer dedicadas às obras de Andersen, sendo, talvez a mais visível e ilustrativa, aquela que se encontra na Praça da República junto à Biblioteca Municipal.
Como Niels Fischer viu e sentiu o Casal Popular da Damaia
No mês de Outubro de 2010, convidámos Niels Fischer a visitar o Casal Popular. Mostrámos-lhe a Associação, os espaços, as actividades…

Pedimos ao designer que nos fizesse um “boneco”, uma imagem que pudesse simbolizar o Casal Popular da Damaia, para a podermos usar como logótipo da Associação.
Com um sorriso misterioso, aceitou o desafio e, passado uma semana, apresentou-nos, um projecto, acompanhado de um texto, que nos levou à comoção. De facto, o génio de Niels Fischer traduziu numa imagem aparentemente simples, toda a dimensão do Casal Popular: a pessoa humana na sua diversidade a dominar as atenções, envolta numa nuvem de sonho e poesia, que são as diversas actividades da Associação.