13.10.14

OPINIÃO: Desabafo(s) e... nada mais!

Nesta foto estou eu e a minha Mãe num lar em junho deste ano.
Quando construí a minha casa fiz um quarto a pensar que um dia quando minha Mãe fosse velhinha terminaria aí os seus dias.
Infelizmente em setembro do ano passado tive que procurar um lar para minha Mãe, as circunstâncias da vida não me permitiram cuidar Dela.
A minha Mãe trabalhou uma vida inteira para patrões que nunca lhe fizeram descontos para a Segurança Social por isso apenas tem uma reforma de 300 euros.
A minha Mãe é o exemplo de MÃE, doente dos ossos desde nova criou dois filhos com muitos sacrifícios, sempre me lembro do meu Pai doente e morreu com 54 anos.
A minha Mãe já não tem o aspeto desta foto, foi definhado aos poucos naquele lar, hoje está amarrada a uma cadeira de rodas ou numa cama, tanto gritava como gemia, queria vir para Nisa…hoje só geme…continua a querer vir para o lar de Nisa mas perdeu a força e a vontade de viver, está com demência isquémica e infeção renal ( no dia 5 de outubro esteve todo dia nas urgências de um hospital, mas foi reencaminhada para o lar, “já tem 82 anos”).
Em Nisa há dois lares; o dos ricos (com vagas) e o dos menos ricos que sinceramente não sei se tem camas livres ou não e também não sei muito bem como se lá entra…
A minha Mãe está inscrita no dos menos ricos (antigo asilo para carenciados) há um ano, mas na altura da inscrição disseram-me logo que havia mais de oitenta velhinhos a sua frente, mas também me iam dizendo para falar com este e com aquele que ela entraria… apenas sei que há tempos me disseram que ela ia entrar “dentro de dias” pela segurança social, mais tarde disseram-me que já não entrava por já estava numa instituição…mas se conhecesse bem o fulano da tal segurança social talvez…Nesse dia tive vontade de por a minha Mãe num carrinho de supermercado e depositá-la em frente a um qualquer lar de Nisa…
A minha Mãe já não tem muito mais tempo de vida, continua a sonhar com o lar de Nisa, quando eu ou o meu irmão lá vamos, pensa sempre que a vamos trazer e nós desfazemos-nos em desculpas estúpidas…
Tirem as ilações que quiserem…um dia deste vou-me inscrever no asilo de Nisa, para se lá chegar ter vaga…
Sinto revolta e desânimo, só queria que a minha Mãe terminasse os seus dias na sua terra, próxima dos seus amigos...
Graça Moura