22.6.13

NISA: Memória Desportiva - Boletim da DGD


No início de 1981, a Direcção Geral dos Desportos - DGD - mantinha delegações em todos os distritos e havia um trabalho de dinamização desportiva de base, alicerçado na ligação das delegações distritais aos clubes e associações. A Delegação de Portalegre, a exemplo de outras, editava um Boletim Informativo, feito com os meios tecnológicos disponíveis na época e no nº 2 - Fev. 1981, o "Clube do Mês, uma rubrica do referido boletim, o destaque era o Sport Nisa e Benfica. É esse texto - história do clube e entrevista (sem mencionar o nome do dirigente entrevistado) que reproduzimos nesta Memória Desportiva.
Um Clube por Mês: Sport Nisa e Benfica
 Nesta edição escolhemos o Sport Nisa e Benfica, Clube da parte norte do Distrito, com sede em Nisa e que, nos últimos anos tem sentido bastante engrandecimento.
Historial do Clube
O SPORT NISA E BENFICA foi fundado em 1 de Outubro de 1935, tendo os estatutos sido aprovados por alvará de 30 de Dezembro do mesmo ano. Surgiu com o nome de Sport Lisboa e Benfica * e era então a filial nº 39 do Sport Lisboa e Benfica. Em 1949  tomou a actual designação e é hoje a filial nº 16 do Clube lisboeta.
Sendo, em primeiro lugar, uma agremiação desportiva proporciona, no entanto, aos seus associados, diversões tais como: festas, bailes, jogos lícitos, reuniões familiares, leitura, etc.
Equipa de futebol 1964
Em cima: Gabriel Martins e Isaac Araújo (dirigentes), Bandarra, Moura, Alfaia, Arsénio, João José, Emílio Ramos, J. Graça, João Francisco (Treinador), Henrique Bandarra (Dirigente)
Em baixo: Conicha, Pequito, Barrento, Cachamela, Manhoso e Bebiano.
No sector desportivo, o futebol é a modalidade mais acarinhada. Assim, o Clube tem procurado manter em actividadeequipas de iniciados, juvenis, juniores e seniores, além das “escolas” apoiadas pela DGD. No escalão de seniores, foi campeão distrital em 1975/76, 1977/78 e 1979/80, o que lhe permitiu disputar os Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão nas épocas 76/77, 78/79 e 80/81.
Contudo, o Sport Nisa e Benfica não é só futebol; outras modalidades têm sido acarinhadas tais como: Ciclismo, Ténis de Mesa e Atletismo.
ENTREVISTA
D.G.D. – Quais as actividades desportivas, recreativas ou culturais, a que os sócios ou simpatizantes do Clube se dedicam regularmente?
S. N. e B.Os sócios do nosso Clube podem praticar o futebol, em todas as categorias, Ciclismo, Atletismo e Ténis de Mesa.
No campo recreativo e cultural, temos ao dispor de todos os sócios a nossa sede, onde se podem dedicar à leitura, além de lhes proporcionarmos bailes, festas, etc.
D.G.D. – Quais as principais carências desportivas do Clube, e como se propõem superá-las?
S.N.e B.Somos um Clube onde se fazem sentir carências de toda a ordem. Sobrevivendo milagrosamente à custa de uma magra quotização e do pouco auxílio de um número muito reduzido de associados, não temos sede própria, pagando 3.500$00 de renda mensal, e tendo sido por nós suportadas as poucas beneficiações existentes, o que representa muitos anos de sacrifício.
Possuímos um campo de jogos, onde apenas se pode praticar o futebol o qual não possui qualquer tipo de vedação, provocando enormes prejuízos. Presentemente, estamos a envidar esforços no sentido de o electrificar, para o que contamos com um subsídio do Fundo Fomento do Desporto.
D.G.D. – Se dependesse da Direcção do Clube, toda a política de desenvolvimento desportivo distrital, quais seriam as principais medidas que tomariam, a curto e a médio prazo?
S.N. e B. – Se dependesse da Direcção do Clube, toda a política de desenvolvimento desportivo distrital tomaríamos as seguintes medidas:
1Procuraríamos incentivar a prática desportiva a partir da escola, criando torneios inter-escolas, inter-freguesias, inter-concelhos. Isto em todas as modalidades e em todos os escalões.
2Procuraríamos subsidiar as agremiações desportivas existentes, com vista a que entrassem, o maior número possível nos torneios.
 * - Trata-se, obviamente, de um erro, pois o primitivo nome do clube tinha a designação de Sport Lisboa e Nisa