12.6.13

NISA: Pintura exterior da Igreja do Espírito Santo


 OBRA HÁ MUITO DESEJADA
Estão já a decorrer os trabalhos de limpeza do telhado e pintura do exterior da Igreja do Espírito Santo, em Nisa, uma obra desde há muito reclamada face ao estado de deterioração e sujidade que o templo apresentava.
A obra foi adjudicada pelo Conselho Económico Paroquial à firma José Cardoso Dias, de Moita Mateus Alves (Proença-a-Nova), sendo a proposta mais vantajosa das três que foram apresentadas.
O valor da obra é de 11.118 euros, acrescidos do imposto do valor acrescentado e contempla também a pintura da Casa Paroquial, anexa à igreja, bem como dos muros exteriores do recinto.
Estão igualmente previstas algumas obras de pedreiro na Rua Júlio Basso e outras de substituição do telhado na Casa Paroquial, obras ainda não orçamentadas.
A Paróquia tem vindo a juntar algum dinheiro para fazer face a estas despesas, mas, por ser insuficiente, está a contar com a ajuda dos paroquianos e também com a ajuda de algumas entidades.
Trata-se de melhoramentos que já há algum tempo têm vindo a tornar-se cada vez mais necessários e que, em boa verdade, dignificam e embelezam não só a vila de Nisa como, de um modo particular, a freguesia do Espírito Santo.
Qualquer donativo que se pretenda enviar deverá ser enviado directamente para a Paróquia de Nisa.
 Capela do Calvário também à espera... 


Ali bem próximo, na Praça da República, a capela do Calvário necessita também de intervenção urgente, a nível de limpeza do telhado e pintura da parede exterior.
A erva e os detritos provenientes dos ninhos de cegonha, dão uma imagem negativa e nada atraente, a um monumento religioso que pela sua arquitectura é muito apreciado pelos visitantes.
Acresce o perigo de a acumulação de detritos poder provocar infiltrações de águas pluviais na estrutura do edifício, risco que terá de ser tido em conta, de modo a obviar a intervenção que a capela requer.
Mário Mendes - in "Alto Alentejo" - 12/6/2013