8.6.13

Alterações na estrutura operacional dos Bombeiros do Distrito

 * 2º Comandante Rui Conchinha foi demitido
* Sílvia Félix, comandante dos Bombeiros de Nisa é a nova 2ª Comandante Operacional Distrital
* Bombeiros de Nisa sem Comandante
O comandante Rui Conchinha foi substituído na passada segunda-feira, com efeitos imediatos, como 2º comandante operacional distrital do CDOS-Comando Distrital de Operações de Socorro, cargo que passa a ser ocupado por Sílvia Félix, até aqui comandante dos Bombeiros Voluntários de Nisa.
A substituição foi comunicada na passada segunda-feira de manhã em Lisboa ao comandante operacional distrital, Luís Belo Costa.
Rui Conchinha regressou de imediato ao seu lugar de origem como enfermeiro no Hospital Distrital de Portalegre de onde estava requisitado em regime de comissão de serviço.
Surpresa

A substituição apanhou de surpresa os meios regionais ligados à protecção civil, uma vez que o próprio Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, havia referido no passado Domingo ao final da tarde em Portalegre, durante as comemorações do Dia do Bombeiro que a situação do comando no distrito era estável tendo mesmo tecido rasgado elogios ao comando Luis Belo Costa/Rui Conchinha.
Nova lei orgânica da ANPC
A oportunidade para esta substituição decorreu da publicação em Diário da República na passada sexta-feira, dia 31 de Maio, de uma nova lei orgânica da ANPC-Autoridade Nacional de Proteção Civil que já se sabia seria acompanhada de algumas alterações ao nível dos comandos distritais.
Entretanto, o NCV sabe que, na sequência desta notícia, Rui Conchinha tem estado a receber inúmeras manifestações de apreço de muitas e diversificadas entidades e autoridades regionais e nacionais com as quais manteve contactos funcionais e pessoais durante os vários anos em que desempenhou as suas funções no CDOS de Portalegre.
in "Noticias de Castelo de Vide"