4.3.13

O TEMPO DA PALAVRA: Transfiguração


IGREJA DO ESPÍRITO SANTO - NISA: PALAVRAS DO EXMº.  PÁROCO IDENTIFICADO COM A NOSSA  JÓIA DE LUZ: NOSSA SENHORA DA GRAÇA, PARA ACAUTELAR, AFASTAR O DESÂNIMO, A DESISTÊNCIA ... NA DIFICULDADE DO CAMINHO.
 MOMENTO E UMA ESCOLHA CERTA: “NÃO SEI SE SOU CAPAZ...” O DESAFIO DO CHAMAMENTO DE UMA MULHER... O ESPÍRITO NÃO TEM SEXO  (Nª.SENHORA DA GRAÇA NÃO PODIA DEIXAR DE SORRIR : UMA RESPOSTA COMUM, SERIA IDÊNTICA À SUA ).
NISA : SEMPRE A RELAÇÃO COM NOSSA SENHORA DA GRAÇA A PAUTAR O NOSSO PROCESSO (NISENSE) DE IDENTIDADE ESPIRITUAL: A ESFERA RELIGIOSA É UMA ESFERA FUNDAMENTAL DE UM POVO (UMA REFLEXÃO, UM OLHAR MULTICULTURAL DE UM NISENSE: QUE MUDANÇAS?... UM REDESPERTAR EXTRAORDINÁRIO DO INTERESSE PELA IGREJA.)
 Na homilia da Missa do precedente domingo (vespertina- Igreja do Espírito Santo, em Nisa) “sublimou o Exmo. Pároco  a palavra “Transfiguração...” como meta de todo o cristão diante do percurso da Páscoa, e de Cristo Salvador.
Contudo, e apesar da preciosa ajuda da Jóia do meu e Vosso Coração, Nossa Senhora da Graça ,...quási se desanima ao ver a dificuldade do percurso, a altura de tal caminho, e a inevitável comparação com os sofrimentos, dores, amarguras de Jesus, tal a intensidade, a desumanidade do drama por Ele vivido.
Quási se desiste  face a tais e tantas dificuldades....
Mas ao mesmo tempo Jesus contagia-nos, sublima o grau e conteúdo das dificuldades e  dos obstáculos.
Amargura, dores, desenganos, tudo nos espera  com o espírito que temos e a  dureza do caminho.
Mas o Exm.º Pároco de Nisa, perfeitamente enraizado na comunidade nisense, ciente do progresso do povo que lhe foi confiado,  e expressando o sentimento de expectativa da ajuda da nossa Maior Jóia de Luz, parece ver já o tempo próprio para perseguir tal Meta, dar um sentido divino à nossa vida.
Temos fé, falta-nos o trabalho perseverante, a coragem, a certeza do caminho de Jesus.
E o Reverendo Pároco parece  dirigir-se ao pedido/ certeza do Apoio de Nossa Senhora da Graça.
E onde outros porventura melhores seres humanos que nós, mas derrotados na perspectiva da graça que os leva a ver fracasso... onde nós vemos  vitória, salvação onde dizem haver tristeza, Alegria vermos andar atrás, outros ..onde esses vêm sofrimento  nós coragem, aproximamos-nos assim  das Metas  em que acreditamos.
 E  transmitisse-nos a ideia de que a vitória  ou êxito pode assentar na Fraternidade,... na ajuda uns aos outros, do um para o outro, e esse  é o segredo..
E que em vez de desanimarmos seja o momento da persistência   para operar a Transfiguração.
E escolhe este momento para dirigir um convite a uma mulher  nisense  a adentrar outro patamar da espiritualidade na realidade humana nisense ( ou é o instrumento para  tal).
A resposta não podia ser   mais elucidativa, porventura a resposta que Nossa Senhora da Graça Minha e Vossa mais Preciosa Jóia de luz daria...” não sei se sou capaz.”
Foi pois um acontecimento no momento certo, que trouxe a pessoa certa, e que de repente projeta a sua vida numa Direcção nova (porque mais exigente), mas importante para si e para os outros.
Um desabrochar espiritual pessoal, mais fascinante, e fica a beleza da escolha.
Parabéns ao Exmº Pároco que demonstra saber ter esta nova compreensão da realidade  em que está inserido, e se identifica com a nossa cultura espiritual , não com alarido...mas contagiando  o psicológico positivo  entre as pessoas.
Contágio que naturalmente aplaudimos.
O sempre vosso
João Castanho