27.7.10

NISA: No rastro da memória

A Feira de Artesanato e Gastronomia de 1991
"A cor, a música, o artesanato, estão de volta à Praça da República.
Mergulhe no mundo especial daqueles que souberam, melhor do que ninguém, trazer até nós a riqueza e a arte de outrora.
Vá de Barcelos a Lagoa; Dê um pulo a Santarém; Visite São Tomé e Príncipe; Passe pelo Quénia e, sobretudo, : Pare em Nisa!
... Nisa dos alinhavados, da olaria pedrada, das aplicações em feltro!
... Nisa dos xailes de pêlo de cabra, dos bordados, das rendas de bilros, das redes de pesca e de outras maravilhas!
Espere, não pare ainda: deambule um pouco pelos stands das empresas, saboreie o mel, os doces e o queijo de Nisa.
E, se os seus olhos já não puderem reter tanta cor, descanse um pouco. Vá jantar ou petiscar nas tasquinhas; prepare o seu espírito para uma agradável noite de música.
Aproveite a oportunidade de poder visitar uma feira que, de ano para ano, se torna maior e mais viva; uma feira que todos os dias tem diferentes motivos de interesse.
PARA NÓS, É UM PRIVILÉGIO RECEBÊ-LO!"
Assim abria em Nota de Abertura, o programa da Feira de Artesanato, Gastronomia e Outras Actividades Económicas do concelho de Nisa, realizada de 2 a 6 de Agosto de 1991 na Praça da República.
A animação musical trouxe até Nisa, as Majorettes de Azay le Rideau que abriram a Feira juntamente com a banda da Sociedade Musical Nisense, associação que à noite actuou através do Grupo de Música Popular e da Orquestra Ligeira.
Um festival de folclore organizado pelo Rancho da Casa do Povo trouxe até Nisa grupos etnográficos representando algumas regiões do país.
A Banda Juvenil do Município do Gavião, Francisco Ceia e o Rancho Folclórico “Portugal Canta Brasil”, do Rio de Janeiro, integravam o programa de animação musical.