21.7.25

MUSEU DO FADO: Ciclo ESPELHO DE SONS | Tributo a Carlos Paredes


LUÍSA AMARO - Sons da Guitarra

Tributo a Carlos Paredes

Data: 25 julho, 2025 - 21:00 Horas

Local: Museu do Fado - Esplanada

Um concerto de Luísa Amaro na guitarra portuguesa, acompanhada por Mafalda Lemos também na guitarra portuguesa, por Gonçalo Lopes no clarinete e por João Mota (Djhon) na guitarra clássica.

Crescida artisticamente com Carlos Paredes, Luísa Amaro assimilou um ilimitado interesse pelo som como exercício criativo de exploração do mundo. Neste espetáculo, a personalidade única da guitarra portuguesa é colocada em evidência pela elegante e discreta presença do clarinete. Uma subtil e constante inquietude, tão intrínseca e requintadamente lusitana, reflete-se no trabalho de Luísa Amaro através da evocação de um Portugal mourisco, como expressão de uma insinuante nostalgia. Qualquer coisa de longínquo no espaço e no tempo, e ao mesmo tempo tão próximo de se tornar motivo de efabulação sonora. Se a saudade fosse som, teria a voz do seu instrumento!

 Paolo Scarnecchia

Não temo em afirmar que Carlos Paredes, ao lado de seu pai Artur Paredes, é o maior guitarrista de guitarra portuguesa. Está ao nível dos grandes músicos do Mundo. Compositor virtuoso, verdadeiro humanista, lutou sempre por uma sociedade melhor e mais justa. Tímido por natureza, fugia dos elogios e refugiava-se na sua guitarra: "sou um humilde guitarrista, nada mais que isso", teimava em afirmar.

A Carlos Paredes devo muito, mas o que é realmente importante é saber que, sem pessoas como Carlos Paredes, o mundo ficaria, de repente, muito mais pequeno. Agradeço-lhe pelo que nos deixou e que a tantos inspira! Obrigada, Mestre!

 Luísa Amaro

Luís Nazaré Gomes, produtor

António Pinheiro da Silva, técnico de som

Foto:  © Susana Neves