27.9.22

TOLOSA: A Rotunda da Prepotência

Com a devida autorização, divulgamos o email enviado pelo empresário Sr. José Carlos Feijão, ao executivo camarário, a propósito da construção da Rotunda de Tolosa, bem como a resposta da Presidente da Câmara à intervenção/Recomendação da Vereadora da CDU no sentido de serviços da Câmara e o empreiteiro considerarem a exposição do empresário e procederem às alterações ao projeto que permitam colmatar os erros apontados.
Resposta da presidente da CMN: “EU SOU A PRESIDENTE DA CÂMARA E A ROTUNDA SERÁ FEITA COMO EU QUISER!
Exposição/Reclamação obra "Rotunda da Freguesia de Tolosa" (AC Presidente e Vereadores)
" Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Nisa,
Srs. Vereadores,
Venho por este meio, enquanto residente e empresário na Freguesia de Tolosa, pedir a Vossa melhor atenção para o facto que passo a expor:
Enquanto empresário na área da agricultura e silvicultura, com transportes realizados com veículos pesados de grande dimensão, deparo-me com a dificuldade cada vez maior em manobrar esses mesmos veículos nesta localidade. Localidade onde, aliás,  conseguiram eliminar todos os parques de estacionamentos que aqui existiam para veículos desta natureza.
A dificuldade é agora maior pelo facto de na entrada desta freguesia estar a ser realizada uma obra para construção de uma rotunda, onde no atual momento dos trabalhos me vejo confrontado com a grande dificuldade em manobrar os meus veículos (acreditando que outros de dimensões semelhantes ou superiores, tenham igual ou maior dificuldade), tendo necessidade de subir, inclusive, o passeio para fazer a manobra em todas as direções. 
Tal situação poderá provocar não só danos nos veículos (problemas a nível de pneus que possam rebentar ao embater nos lancis dos passeios; problemas nos eixos dos camiões, dado o facto da manobra ser muito limitada, pois as dimensões da rotunda assim o impõem), como também vir a ser um perigo para peões e outros veículos que ali se deslocam em simultâneo com os veículos pesados.
Na entrada desta freguesia não se verificaram, até à data, quaisquer acidentes no referido local, porém, com esta obra esta realidade poderá ser alterada, pois da forma como até agora está a ser conduzida demonstra já perigos vários. Questiono-me sobre qual será a necessidade de se efetuar uma obra que em vez de facilitar o trânsito e a circulação, se propõe a fazer precisamente o contrário, dando maior relevo "à estética e à beleza de uma obra", do que à sua real utilidade. Acrescento ainda que, ao invés de se consubstanciar a evolução, acontece precisamente o contrário: o atraso e um verdadeiro ataque aos contribuintes.
É com grande indignação que me vejo no dever de fazer esta exposição e reclamação, pois cada vez mais está a ser adotada uma postura de exclusão e/ou desprezo pelos trabalhadores com atividades tão importantes para o concelho e também para o país, não sendo auscultados aquando da realização de obras que à partida se prevê que tenham o tipo de impacto que aqui foi descrito, limitando a nossa atividade e colocando em perigo a segurança dos demais. 
Na expectativa de que esta obra possa ser ainda reformulada a tempo, sem que seja necessário recorrer a outros meios legais de contestação da mesma, aguardo uma resposta e disponibilizo-me para, caso seja necessário, poder dar o meu contributo para uma solução que sirva melhor a todos."
Atentamente,
José Carlos Feijão