8.8.21

Covid-19/Distrito de Portalegre: Os números da ULSNA continuam distantes dos números dos autarcas

 
Os dados mais recentes divulgados pelos municípios apontam para a existência de 159 casos ativos de covid-19 no distrito de Portalegre, enquanto o último boletim epidemiológico da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, publicado esta sexta feira, reporta 95 infeções pelo novo coronavírus na região.
O exemplo mais gritante desta discrepância nos números é o do município de Ponte de Sor onde a autarquia precisa existirem 39 casos ativos, mais 36 do que os referenciados pela ULSNA.
Mas há mais! Em Sousel o município notifica 34 casos ativos, mais 16 do que a ULSNA, e em Elvas a autarquia contabiliza 37, mais 8 do que a Unidade de Saúde do Norte Alentejano.
Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior e Gavião, são outros concelhos, onde os números dos municípios são superiores aos reportados no boletim da ULSNA, que justifica esta discrepância com o facto de só contabilizar resultados de testes PCR feitos em laboratórios públicos.  
Em relação ao número de doentes de covid-19 hospitalizados no distrito de Portalegre, nas últimas 24 horas baixou para cinco, menos dois face ao dia anterior.
Gabriel Nunes - Rádio Portalegre - 6/8/2021